A portuguesa Vânia Neves falhou este sábado a qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio'2016, ao terminar em 16.º a maratona de 10 quilómetros de natação em águas abertas, em Setúbal.
Angélica André, a outra portuguesa presente na competição disputada no estuário do rio Sado, foi 19.ª, numa prova vencida pela chinesa Xin Xin, que cumpriu o percurso em 1:55.12 horas, batendo na ponta final a britânica Keri-Anne Payne e a equatoriana e Samantha Arevalo.
Vânia Neves lutou pelo apuramento até à última braçada, acabando por morrer na praia na última volta, cedendo perante a espanhola Erika Villaecija, que assegurou a última vaga europeia, com o 14.º lugar, em 1:57.11.
"Foi a prova da minha vida. Tentei qualificar-me até ao fim e dei tudo o que tinha. Saio de Setúbal com o sentimento de dever cumprido", frisou a nadadora do Clube Fluvial Portuense, que foi ainda superada pela canadiana Stephanie Horner, 15.ª e que assegurou também uma vaga continental, em 1:57.26.
Vânia Neves nadou quase sempre no grupo das 20 primeiras e só a partir da quarta volta é que reparou na presença de Angélica André, companheira de clube.
"Estas corridas em águas abertas são muito imprevisíveis. Evitei sempre o contacto físico e acho que fiz uma prova inteligente. Existiu muito contacto físico, nomeadamente por parte das chinesas, que são muito agressivas", adiantou Vânia Neves, que cumpriu a distância em 1:57.27 horas.
A nadadora natural de Viana do Castelo falhou a qualificação olímpica, mas não se sente frustrada e nem sequer pensa numa presumível participação nos Jogos de Tóquio'2020.
"Já tenho 25 anos e agora não quero pensar nisso. Estou muito satisfeita com o meu desempenho nesta competição", concluiu.
Angélica Neves rodou entre as cinco primeiras classificadas nas duas primeiras voltas, mas depois quebrou.
"Não estou desiludida. Sei que trabalhei muito para tentar a qualificação olímpica. Comecei muito bem, mas a partir da quinta volta começaram a doer-me os braços e acabei por ceder e cair para o 19.º lugar", constatou a nadadora portuense que, aos 22 anos, ainda não desistiu de tentar um novo apuramento olímpico.
Classificação final das portuguesas: Vânia Neves (16.ª) e Angélica André (19.ª).FINA Marathon Swimming Olympic Games pic.twitter.com/ZezicWrpWs
Por Lusa
Aurélie Muller foi desqualificada
Weertman ganhou por milímetros ao grego Spiros Gianniotis, a quem foi atribuído o mesmo tempo
"Não tive a classificação que tive em Setúbal (16.º lugar), mas fiz perto de sete quilómetros com o grupo da frente"
Vânia Neves, que à passagem dos cinco mil metros integrava o grupo da frente, atrasou-se bastante
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Norte-americano Greg Louganis vendeu a casa e partiu para o Panamá para uma jornada de autodescoberta
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo