O português Marcos Freitas garantiu esta segunda-feira que a conquista de um diploma na prova individual de ténis de mesa dos Jogos Olímpicos Rio'2016 não conta muito, pois ambiciona chegar a pódios. O madeirense, 11.º do ranking mundial, assegurou esta segunda-feira a presença nos quartos de final do torneio individual e pelo menos o quinto lugar, depois de vencer o ucraniano Kou Lei, 42.º, por 4-0, com os parciais de 11-8, 11-7, 11-5, 11-7, em 29 minutos.
"O diploma [destinado aos oito primeiros] não conta para muito, já o tive há quatro anos, na prova por equipas. Eu quero é mesmo medalhas, pódios. O meu principal objetivo não é uma medalha já, mas sim passar à próxima ronda, aí sim estarei a um jogo de uma medalha", afirmou.
Apesar de ter garantido o primeiro diploma individual do ténis de mesa português, Marcos Freitas assegurou que "não é nenhuma surpresa" estar nos quartos de final, porque é o oitavo cabeça de série. "Toda a gente sabe que é difícil, há muitos jogadores bons. Ontem [domingo] defrontei um romeno muito bom, hoje um ucraniano. Consegui vencer, não fiz nenhuma surpresa. O objetivo é ganhar o próximo jogo para chegar à meia-final e, se isso acontecer, terei dois jogos para ganhar uma medalha", afirmou.
Marcos Freitas considerou que tinha como objetivo inicial "passar ronda a ronda" e que já conseguiu "sobreviver a estas duas rondas". "Hoje joguei realmente muito bem, frente a um adversário melhor do que o de ontem [domingo]. Estive perfeito a nível tático, consegui controlá-lo do primeiro 'set' até ao último. (...) O próximo jogo vai ser ainda mais difícil", disse.
Na próxima ronda, Marcos Freitas vai jogar com o japonês Jun Mizutani, quarto cabeça de série, a quem venceu uma vez e perdeu várias. O nipónico afastou o brasileiro Hugo Calderano.
Fu Yu lidera a Seleção feminina
Venceu na final o Japão, por 3-1
Elementos da equipa portuguesa mostraram-se desiludidos com a eliminação na primeira ronda.
Entrando em campo pressionado com a total necessidade de vencer, João Monteiro até reagiu bem, vencendo o primeiro parcial por 11-9
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Norte-americano Greg Louganis vendeu a casa e partiu para o Panamá para uma jornada de autodescoberta
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo