China e Sérvia vão disputar no sábado, no Rio de Janeiro, uma inédita final olímpica de voleibol feminino, com as asiáticas a procurarem o terceiro título e as europeias certas da sua primeira medalha.
Depois de afastar o Brasil, bicampeã olímpico, no seu próprio terreno, a China, campeã em Los Angeles'1984 e Atenas'2004, eliminou a Holanda, estreante em meias-finais, impondo-se por 3-1, com os parciais de 27-25, 23-25, 29-27 e 25-23, em uma hora e 55 minutos.
O ponto-chave foi o terceiro parcial, no qua as holandesas iniciaram com promissor 6-0, mas depois permitiram a recuperação, desperdiçaram duas bolas de 'set' e acabaram por perder.
Pela primeira vez nas meias-finais, a Sérvia, surpreendeu ao afastar a dupla vice-campeã olímpica e até agora invicta seleção dos Estados Unidos, vencendo por 3-2, e garantiu a presença na final dos Jogos Rio'2016.
A surpreendente seleção sérvia, que se qualificou pela primeira vez para uma final olímpica, ganhou com os parciais de 20-25, 25-17, 25-21, 16-25 e 15-13, numa partida emocionante em que recuperou de uma desvantagem de três pontos (8-11) na 'negra'.
Depois de ter vencido a Sérvia na fase de grupos, por 3-1, a seleção dos Estados Unidos, vice-campeã olímpica, campeã mundial em título e medalha de prata no World Grand Prix de 2016, era apontada como favorita e a principal candidata, após a eliminação do campeão Brasil, ao ouro no Rio2016.
A final disputa-se no sábado, às 22H15 (02H15 de domingo em Lisboa), enquanto o jogo da medalha de bronze, entre Estados Unidos e Holanda, está marcado para as 17H00 (21H00).
Por LusaNuno Abrantes, técnico da Fonte, revelou a Record ter renovado contrato. “Fazia todo o sentido continuar. Ambas as partes tinham motivos para querer esta renovação”.
Recorde-se que o vencedor desta eliminatória vai defrontar o Benfica na final. As águias já estão apuradas, depois de afastarem o Leixões em três jogos.
“Lá dentro vamos dar tudo e a nossa motivação é muito alta. Se tivermos um dia bom e fizermos um bom jogo, é possível perturbá-los”, destacou o central austríaco Peter Wohlfahrtstätter, que cumpre a 5ª época na Luz, que pede o apoio dos adeptos, até pela qualidade do adversário.
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque
Médio jogou no Galatasaray com o extremo, que foi polémico ao apresentar-se no Fenerbahçe
Uche replicou, palavra a palavra, a publicação do jogador português nas redes sociais e só trocou... os clubes
Norte-americano Greg Louganis vendeu a casa e partiu para o Panamá para uma jornada de autodescoberta
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo