O presidente francês, Emmanuel Macron, é esperado na sexta-feira em Tóquio, para uma visita de 36 horas, durante a qual assistirá à cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Tóquio'2020, informou esta terça-feira o gabinete da presidência francesa.
Macron é o único chefe de estado do G7, além do presidente japonês, a assistir à cerimónia em Tóquio, naquele que é o maior evento desportivo mundial, que precede a organização dos Jogos Olímpicos em Paris, em 2024.
"Vou ao Japão para apoiar e pela passagem do testemunho. Para apoiar o olimpismo" em plena crise da pandemia da covid-19, disse na última quinta-feira o chefe de estado, à margem do Tour, desejando aos atletas franceses a conquista do maior número de medalhas.
Acompanhado de uma delegação reduzida, Macron tem previsto encontrar-se com Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional (COI) e com responsáveis do comité de organização de 2024, mas também assistir à competição de judo e de basquetebol feminino 3x3.
Estará ainda numa cerimónia com o imperador japonês, Naruhito e, no sábado, com o primeiro-ministro, Yoshihide Suga, dois anos após a sua primeira visita ao Japão, em junho de 2019.
Os Jogos Olímpicos de Tóquio'2020, adiados um ano devido à pandemia da covid-19, decorrem entre 23 de julho e 8 de agosto.
Por LusaFoi campeão dos 400 metros livres nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020
É o segundo mais jovem de oito lusos a figurar nos 100 melhores
Clube emite comunicado em que denuncia as palavras "em tom pejorativo" do árbitro da AF Aveiro
Pela segunda edição consecutiva, a prova continua a mostrar os dotes dos mais jovens
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos