1/2
A espanhola Sandra Sánchez, em kata, e o francês Steven da Costa, em -67 kg, são os primeiros campeões olímpicos da história do karaté, modalidade inscrita no programa dos Jogos de Tóquio2020, mas que não figurará em Paris'2024.
Em kata, um conjunto de movimentos de ataque e defesa diante de um oponente virtual, com os karatecas e a serem avaliados pelo desempenho técnico e atlético, Sánchez obteve 28.06 pontos, à frente da japonesa Kiyou Shimizu, com 27.88.
As medalhas de bronze foram para a italiana Viviana Bottaro e para Mo Sheung Grace Lau, de Hong Kong.
Em masculinos, Steven da Costa, o melhor karateca francês da atualidade, descendente de portugueses da região de Miranda do Douro e treinado pelo pai Michel da Costa, é o primeiro campeão olímpico da modalidade, em -67 kg.
Na final, Da Costa bateu o turco Eray Samdan por 5-0, num combate em que pontuou para waza-ari e depois para ippon. Na mesma categoria, o cazaque Darkhan Assadilov e o jordano Abdelrahman Al-Masalfa foram medalhas de bronze.
Em Tóquio'2020, o Karaté tem a competição de kata, e três categorias de peso, -67 kg, -75 kg, +75 kg em masculinos, e -55 kg, -61 kg e +61 kg em femininos.
Por LusaFoi campeão dos 400 metros livres nos Jogos Olímpicos Tóquio'2020
É o segundo mais jovem de oito lusos a figurar nos 100 melhores
Clube emite comunicado em que denuncia as palavras "em tom pejorativo" do árbitro da AF Aveiro
Pela segunda edição consecutiva, a prova continua a mostrar os dotes dos mais jovens
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Avançado do PSG eleito o melhor jogador do Mundo com 50 pontos, mais 11 do que Yamal e 15 do que Mbappé
Em causa a lesão e consequente ausência de Assane Diao na CAN’2025
Ousmane Dembélé levou a melhor na votação do prémio da FIFA
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Internacional japonês é reforço do emblema de Amesterdão