A seleção de basquetebol do Brasil arrancou esta terça-feira com uma vitória o torneio pré-olímpico de qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio'2020, ao bater a Tunísia por 83-57, em Split, na Croácia.
Em jogo do Grupo B, do qual também faz parte a anfitriã Croácia, a formação canarinha, medalha de bronze em 1948, 1960 e 1964, só sentiu dificuldades no primeiro período (21-21), já que ao intervalo já liderava por 12 pontos (43-31).
Na segunda parte, a diferença nunca baixou dos 10 pontos e chegou aos 30, num embate em que a seleção da América do Sul foi liderado por 15 pontos de Vítor Benite, 11 de Rafael Hettsheimeir e 10 de Leonardo Meindl.
Por seu lado, a Alemanha sentiu mais dificuldades para superar o México, que só bateu por 82-76, no Grupo A, sendo decisivos os 17 pontos de Joshiko Saibou e os 13 de Isaac Bonga. A Rússia também integra o agrupamento.
Nos mexicanos, brilhou Francisco Cruz, com 30 pontos, sete ressaltos e seis assistências, secundado pelo poste Gustavo Ayon, autor de 18 pontos e 15 ressaltos.
Em Kaunas, na Lituânia, a Polónia superiorizou-se a Angola, no Grupo B, vencendo por confortáveis 83-64, resultado que deixa a formação africana em dificuldades, sendo obrigada a vencer na quarta-feira a Eslovénia, de Luka Doncic (Dallas Mavericks).
No Grupo A, a seleção da casa superou a Venezuela por 76-65, com 20 pontos e 11 ressaltos de Jonas Valanciunas (Memphis Grizzlies) e 12 pontos e oito ressaltos de Domantas Sabonis (Indiana Pacers). A outro equipa do grupo é a Coreia do Sul.
Quanto ao torneio sediado em Belgrado, a anfitriã Sérvia bateu a República Dominicana por 94-76, no Grupo A - que também conta com as Filipinas -, liderada por 18 pontos e 10 ressaltos do 'gigante' Boban Marjanovic (Dalas Mavericks).
No Grupo B, o Senegal desistiu, ficando apenas Itália e Porto Rico, que se defrontam na quinta-feira.
O torneio pré-olímpico decorre em quatro sedes (Split, Belgrado, Kaunas e Victoria), cada qual com dois grupos. Os dois primeiros de cada grupo qualificam-se para as meias-finais, seguindo-se a final, com os vencedores a garantirem as últimas quatro vagas para os Jogos Olímpicos.
Em Tóquio'2020, o Grupo A será composto por Irão, França, Estados Unidos e o vencedor de Victoria, o B por Austrália, os vencedores de Split e Belgrado e a Nigéria e o C por Argentina, Japão, Espanha e o vencedor de Kaunas.
Benfica pode ser hoje campeão se vencer o FC Porto
FC Porto sofre primeira derrota na FIBA Europe Cup, impedindo para já o avanço para a 2.ª fase
“É uma equipa com muita tradição, que vai ter um enorme apoio em sua casa, é normal, pelo que temos de estar muito focados, a 100 por cento. É que se alguém for um bocado abaixo, as dificuldades vêm ao de cimo.”
“Estiveram sempre com três postes muito grandes, mas com muita coragem e determinação acabámos por ganhar até mais ressaltos do que eles”, explicou o treinador encarnado, Norberto Alves
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano