O Grand Slam Antalya 2023 arrancou esta sexta-feira, com quatro judocas portugueses em ação.
Maria Siderot (-52kg), atleta de 26 anos do Sporting, começou o torneio na segunda eliminatória, contra Fabienne Kocher (15.ª do ranking mundial), que eliminou por 'wazari' no período de 'golden score'.
Na ronda seguinte, a portuguesa defrontou a belga Charline Van Snick, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres'2012. Apesar do equilíbrio, a lusa conseguiu levar a melhor sobre a adversária superando-a no 'ponto de ouro' com um 'wazari'.
Nos quartos de final, a uzbeque Sita Kadamboeva (27.ª do ranking mundial) surpreendeu Maria Siderot com um 'wazari' durante o tempo regulamentar, obrigando a portuguesa a seguir para a repescagem, onde acabou por vencer a cipriota Sofia Asvesta (56.ª do ranking mundial) por desclassificação - a atleta do Chipre utilizou uma técnica proibida.
Na discussão pelo bronze, a húngara Reka Pupp (4.ª do ranking mundial) surpreendeu a portuguesa nos primeiros segundos do 'golden score' pontuando 'ippon'. Assim, Maria Siderot termina no 5.º lugar.
À imagem de Maria Siderot, a multimedalhada Telma Monteiro (-57kg) também se estreou na segunda ronda do Grand Slam Antalya 2023, onde superou a britânica Nekoda Smythe-Davis (38.ª), por 'wazari'.
Na ronda seguinte, a olímpica do Benfica superou a italiana Giulia Caggiano (91.ª), que acabou por perder por acumulação de 'shidos' nos primeiros segundos de 'golden score'.
Nos quartos de final, sofreu 'wazari' da brasileira Jéssica Lima (18.ª e atual campeã Panameriana) e não conseguiu equilibrar o marcador até final. Nas repescagens, perdeu para a chinesa Qi Cai (31.ª, vice-campeã asiática em 2022) por 'ippon' em 'golden score', terminando assim na 7.ª posição.
Raquel Brito (-48kg) estreou-se em Grand Slams com uma derrota na ronda inaugural diante na norte-americana Maria Celia Laborde (20.ª do ranking mundial).
Já Rodrigo Lopes (-60kg) também cedeu no combate inaugural, contra o azeri Nazir Talibov (108.º) por 'wazari' em período de 'golden score'.
Este sábado, Bárbara Timo, Joana Crisóstomo, João Fernando e Anri Egutidze entram em ação por Portugal.
Olímpica conquistou a medalha de prata no Grand Slam de Tóquio no domingo
Judoca portuguesa perde na final com a japonesa Kurena Ikeda
Encontra a japonesa Reina Tanaka na 2.ª ronda dos 78 kg com caminho aberto até à meia-final
Olímpica portuguesa festeja em -78 kg
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam
Técnico português levou o Henan FC ao 10.º lugar na liga e chegou à final da Taça
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana