_
O português Ivan Domingues vai disputar o Mundial de Fórmula 3, uma das categorias de acesso à Fórmula 1, 12 anos depois de António Félix da Costa, anunciou esta quarta-feira a assessoria de imprensa do piloto.
Aos 18 anos, o piloto natural de Leiria vai representar a equipa Van Amersfoort Racing (VAR), da Holanda, e tem como referências o malogrado brasileiro Ayrton Senna, três vezes campeão do mundo, e o holandês Max Verstappen, atual tetracampeão mundial.
"O meu objetivo é correr com a bandeira de Portugal no Mundial de Fórmula 1. Sei que tenho um grande desafio pela frente, mas estou também perante uma grande oportunidade, que vamos procurar agarrar com toda a força e profissionalismo, para dar mais um passo seguro, rumo à Fórmula 2 e depois à Fórmula 1", afirma o piloto leiriense, que começou a carreira no karting, com oito anos.
A Fórmula 3 é um campeonato de monolugares promovido pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), cujas provas acompanham o calendário do Mundial de Fórmula 1.
A primeira das 10 corridas vai ser disputada disputa-se em Melbourne, na Austrália, de 14 a 16 de março, num calendário que prossegue em Bahrain, San Marino, Mónaco, Espanha, Áustria, Grã-Bretanha, Bélgica, Hungria e Itália.
Cada fim de semana é composto por duas corridas, com a particularidade de a segunda arrancar com os 12 primeiros classificados da grelha de partida em posições invertidas.
Ivan Domingues já conquistou a Taça de Portugal de karting e foi vice-campeão nacional em 2017, 2018 e 2019.
Aos 14 anos mudou-se para Itália, para profissionalizar a sua formação e dar o salto para a Fórmula 4.
Na época passada, em 2024, já na FRECA (Fórmula Regional Europeia by Alpine), destacou-se como um dos melhores estreantes (dois pódios e melhor 'rookie' em três corridas).
"O Ivan já faz parte da nossa família, desde a participação na F4 e na FRECA. Demonstrou grandes resultados e determinação, e estamos confiantes de que será uma adição fantástica à nossa equipa", sublinha Brad Joyce, o responsável da equipa VAR.
A apresentação oficial da equipa VAR ocorre na próxima semana.
Ivan Domingues estreará o novo monolugar em sessão de testes oficial agendada para Barcelona, de 19 a 21 de fevereiro, naquele que "será o primeiro contacto com um carro novo que, segundo as novas especificações, recebe alterações sobretudo nos pneus e no pacote aerodinâmico, no sentido de potenciar mais proximidade e oportunidades de ultrapassagem, um pouco à imagem do que se pretende para a Fórmula 1", sublinha o piloto.
"Até lá, continuarei 100% focado na minha preparação, que implica sessões físicas e de simulador, bidiárias. Todo o planeamento para a nova temporada foi feito no sentido de criar uma estrutura de apoio e uma rotina profissional que permita apresentar-me da melhor forma assim que tenha oportunidade de começar a testar", concluiu Ivan Domingues.
Por LusaPiloto português em maré de azar nas duas primeiras provas
Ainda assim, piloto portuguesa diz ter sido bem recebida na 48.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno
Competição é retomada no domingo, com uma tirada entre Riade e Wadi Ad Dawasir, com 462 quilómetros cronometrados
O corredor compete atualmente na categoria dos SSV e vai na sua 13.ª participação no Dakar
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador português 'apanhado' no Aeroporto Humberto Delgado
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador está a ser associado em Inglaterra à sucessão de José Mourinho no Benfica
Avançado italiano vai atuar no Al Ittifaq
Jonjo Shelvey, antigo médio do Liverpool, estava sozinho e queria passar o tempo