É o piloto do momento na Fórmula E, com três vitórias nas últimas quatro corridas na Época 10 do campeonato de monolugares elétricos. António Félix da Costa, em Porsche 9XX Electric, ganhou o ePrix de Portland, ronda 13 do Mundial de 2023/24, depois de arrancar da 4.ª posição da grelha de partida, passando a contar com 11 primeiros lugares em 125 corridas na categoria!
António Félix da Costa acabou as 27 voltas atrás de Mitch Evans, da Jaguar, mas o neozelandês tinha penalização de 5 segundos por incidente com Jake Hughes, da McLaren, na primeira metade da corrida, e baixou do 1.º para o 8.º lugar. O piloto português esteve sempre entre os comandantes do pelotão e também capitalizou a saída de pista do Nick Cassidy, também da Jaguar, na penúltima volta ao circuito com 3,180 km e 12 curvas na cidade no Oregon, EUA. O neozelandês terminou em 18.º, mas mantém o comando do campeonato.
Félix da Costa é 7.º colocado no Mundial, com 109 pontos, mas poderia encontrar-se na 4.ª posição, se não tivesse perdido na secretaria corrida que ganhou na pista, na ronda 6 da temporada, em Misano, alegadamente devido a irregularidade técnica no 9XX Electric – a Porsche protestou a decisão da Federação Internacional do Automóvel (FIA) –, e na luta pelo segundo título na Fórmula 1 (campeão em 2019-20).
"Que resultado fantástico! Parabéns ao Mitch, que venceu na pista e eu sei muito, muito bem o que custa perder assim. Tive sorte no final, com a saída do Nyck, mas a verdade é que estive sempre entre os primeiros, fiz uma corrida limpa e consegui aproveitar a oportunidade. Estes pontos também são importantes para a Porsche, que comanda o Troféu de Construtores e luta pelo título de equipas. Infelizmente, o início de temporada foi mau. Faltam três corridas para o fim da época, vamos ver como isto acaba", disse o português a caminho do pódio na Portland International Raceway.
Amanhã, às 22:00 horas de Portugal continental, disputar-se-á a corrida 2 do fim de semana da Fórmula E nos EUA, após sessão de qualificação marcada para as 17:40 horas.
Por José CaetanoComeçou tarde, com 14 anos, mas rapidamente se destacou. Aos 17, já era a primeira mulher a competir na Porsche Spring Challenge. Hoje, com 19, a 'princesinha do paddock' continua prego a fundo e sem receio de ninguém
Título do Campeonato de Portugal ficou decidido em prova no Autódromo do Estoril
Prova é um dos principais marcos do Campeonato Nacional de Regularidade Histórica
Português fala da equipa que vai representar em 2026 no Mundial de Fórmula E
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'