Classificação final do Mundial
Final standings of 2024! @88jorgemartin has won the #MotoGP World Championship by 10 points #MART1NATOR pic.twitter.com/AOGfCAUTWT
Vitória de Pecco Bagnaia em Barcelona não foi suficiente, uma vez que o espanhol terminou em 3.º; Miguel Oliveira foi 12.º e terminou Mundial em 15.º
Final standings of 2024! @88jorgemartin has won the #MotoGP World Championship by 10 points #MART1NATOR pic.twitter.com/AOGfCAUTWT
Race results of the final race of 2024 @PeccoBagnaia takes his 11th win of the season as @88jorgemartin settles for 3rd to become World Champion #SolidarityGP | #MART1NATOR pic.twitter.com/kz8a8VWWyN
Loving these scenes! @88jorgemartin @PeccoBagnaia #SolidarityGP pic.twitter.com/X9XuZJ6uX2
@88jorgemartin HAS OFFICIALLY TURNED INTO THE #MART1NATOR pic.twitter.com/B0jHlvuVMf
1st INDEPENDENT World Champion in the #MotoGP era
The achievements aren't over for @88jorgemartin today! #MART1NATOR pic.twitter.com/zGMAyHBRaL
24/24 - Última volta! Faltam apenas 14 curvas para Jorge Martín ser campeão do mundo de MotoGP.
23/24 - É caso para dizer que a família de Jorge Martín continua com os nervos à flor da pele na box. Aleix Espargaró (4.º) e Álex Márquez (5.º) lutam pelo 4.º lugar.
22/24 - Jorge Martín está cada vez mais perto de se sagrar campeão do mundo de MotoGP... Álex Rins terá de cumprir mais uma long lap, depois de ter falhado a primeira.
21/24 - Miguel Oliveira continua a fazer uma corrida consistente. O 'Falcão' segue no 12.º lugar, ainda atrás de Fabio Quartararo.
20/24 - Corrida totalmente monótona para os três da frente. Marc Márquez (2.º) continua a manter as distâncias para Bagnaia (1.º), e o mesmo acontece com Jorge Martín, que não se tenta aproximar sequer do segundo lugar do pódio.
10 points ahead in the standings at the moment @88jorgemartin is only 5 laps away from THE DREAM #SolidarityGP | #TheRematch pic.twitter.com/bA27bPif9i
18/24 - Brad Binder (7.º) ultrapassa Pedro Acosta (8.º) e já ganhou 11 posições desde o início da corrida. Excelente prova do sul-africano.
17/24 - A distância entre Márc Márquez (2.º) e Jorge Martín (3.º) continua a crescer, com mais de 2 segundos a separarem os pilotos nesta altura. Mais atrás, Bastianini, que ontem brilhou, roda em 6.º.
16/24 - Jorge Martín aproxima-se a passos largos da conquista do Mundial, mas tudo pode acontecer ainda em Barcelona...
15/24 - Se a classificação se mantiver desta maneira - Pecco Bagnaia em 1.º e Jorge Martín em 3.º -, o espanhol será campeão do mundo com 10 pontos de vantagem para o italiano.
14/24 - Jorge Martín está, nesta altura, na situação ideal para fazer uma corrida tranquila até ao fim e conquistar o campeonato. O espanhol segue em 3.º com mais de 1 segundo de vantagem para o 4.º (Aleix Espargaró) e mais de 1,6s de desvantagem relativamente ao 2.º (Márc Márquez).
13/24 - Miguel Oliveira (12.º) já está a mais de 1 segundo de Fabio Quartararo (11.º). A perseguição ao francês não está nada fácil.
12/24 - A meio da corrida, Bagnaia (1.º), Márc Márquez (2.º) e Jorge Martín (3.º) continuam a fazer uma prova sem grandes sobressaltos. Lá na frente, o italiano vai certamente torcendo pelo erro do adversário direto neste Mundial.
11/24 - Jorge Martín (3.º) tem 1,3 segundos de desvantagem para Márc Márquez, que continua a rodar em 2.º. Miguel Oliveira (12.º), por outro lado, segue na perseguição a Fabio Quartararo (11.º). Mas não está fácil...
@marcmarquez93 MIGHTY CLOSE TO @PeccoBagnaia!
But the #1 is in control ?#SolidarityGP pic.twitter.com/mKEPd7UGPy
9/24 - Para já, Jorge Martín (3.º) continua a perder terreno para Bagnaia (1.º) e Márc Márquez (2.º), mas está confortável na corrida. Aleix Espargaró (4.º) não parece propriamente interessado em ultrapassar o compatriota.
8/24 - Bastianini perde algumas posições depois de alargar demasiado numa curva, mas consegue recuperar o 7.º lugar. O italiano não está a conseguir replicar o ritmo da corrida de ontem.
7/24 - Miguel Oliveira ultrapassa Joan Mir e está agora na 12.ª posição, mas ainda relativamente longe do top-10. O piloto português, de resto, assumiu que esse seria um bom objetivo para a corrida de hoje. Pouco depois, o espanhol cai e abandona.
Is @marcmarquez93 going to attack Pecco for the lead?
He's currently 0.2s behind @PeccoBagnaia ??#SolidarityGP pic.twitter.com/iGYQfPGWY5
5/24 - Jorge Martín não parece muito preocupado com Bagnaia (1.º) e Márc Márquez (2.º), os dois da frente. O espanhol sabe que se terminar em 9.º ou acima será automaticamente campeão e, por isso, prefere não entrar em grandes duelos.
4/24 - Arranque positivo para Miguel Oliveira na corrida de hoje, comparativamente ao que aconteceu no sprint. O piloto português já ganhou uma posição e roda em 13.º, à frente de Jack Miller e atrás de Fabio Quartararo.
3/24 - A volta mais rápida da corrida pertence a Márc Márquez (2.º). Lá na frente, os três primeiros começam a abrir alguma vantagem para o restante pelotão.
2/24 - Jorge Martín cai para o 3.º lugar após ser ultrapassado por Márc Márquez (2.º). O piloto que ocupa, por esta altura, a liderança do Mundial parece não querer arriscar muito porque sabe que qualquer toque pode ser fatal.
1/24 - Vantagem inicial para Pecco Bagnaia, que segura a liderança da corrida. No entanto, Jorge Martín conseguiu recuperar posições e segue imediatamente atrás do italiano, no 2.º lugar. Miguel Oliveira segura, por enquanto, o 14.º posto.
A volta de aquecimento já está em andamento. Os pilotos aquecem os motores...
Esta, de resto, será a última corrida de Miguel Oliveira na Trackhouse. O piloto português vai colocar um ponto final na ligação à Aprilia no final da temporada para rumar, definitivamente, à Pramac Yamaha.
This is it. It all comes down to today ??
Here's how the #MotoGP grid will line up for the last time this year #SolidarityGP pic.twitter.com/5KTJ6AiuGB
As contas do título são, por esta altura, muito simples. Ora vejamos os diferentes cenários que podem acontecer para Jorge Martín se sagrar campeão:
- Se Jorge Martín acabar entre o 1.º e o 9.º lugar, será campeão. Neste cenário, a posição de Bagnaia não fará diferença.
- Se Jorge Martín terminar entre o 10.º e o 14.º lugar, será campeão se Bagnaia acabar a corrida em 2.º ou abaixo.
- Se Jorge Martín terminar no 15.º lugar, será campeão se Bagnaia acabar a corrida em 3.º ou abaixo.
- Se Jorge Martín terminar fora dos pontos, será campeão se Bagnaia terminar a corrida em 3.º ou abaixo.
Para Bagnaia conquistar o título, um dos seguintes cenários terá de se verificar:
- Se Bagnaia ganhar o Grande Prémio, será campeão se Jorge Martín terminar em 10.º ou abaixo.
- Se Bagnaia terminar no 2.º lugar, será campeão se Jorge Martín acabar em 15.º ou abaixo.
Refira-se que, caso Bagnaia termine em 3.º ou abaixo, não terá quaisquer possibilidades de levar o título para casa.
No warm up desta manhã, Miguel Oliveira deu bons sinais e terminou com o 6.º melhor tempo (01:41.415m). Bagnaia foi 11.º (01:41.748m) e Jorge Martín... 16.º (01:41.980m).
The last Warm Up session of 2024 is led by @25RaulFernandez @PeccoBagnaia ends the session in P11, @88jorgemartin in P16 ahead of #TheRematch ?? #SolidarityGP pic.twitter.com/ZY7CMO7an7
Este sábado, Miguel Oliveira não foi além de um 18.º lugar na corrida sprint. No final, o piloto português revelou que teve uma falha mecânica que não lhe permitiu lutar por outros voos. "Foi um pouco mais complicado por causa de um pequeno problema com o dispositivo que regula a altura [da mota]. Temos dois diferentes, um para ativar no arranque e outro para a corrida, mas tive alguns problemas para desativar o dispositivo e a mota ficou presa na posição mais baixa cinco vezes durante a corrida e em locais complicados", explicou.
Chegou o dia do tão esperado Grande Prémio de Barcelona de MotoGP (13h00), que vai ditar o campeão mundial da categoria. Na luta estão Jorge Martín, que por esta altura lidera o ranking com 492 pontos, e Pecco Bagnaia, que com 473 ainda não perdeu a esperança numa eventual escorregadela do adversário direto. Além deste duelo que promete (e muito!), a corrida contará ainda com a participação do português Miguel Oliveira.
McLaren não conseguiu garantir, ainda, o título no Mundial de Construtores
Sétima e penúltima prova do Campeonato de Portugal
Carlos Sainz completa a primeira linha da grelha
Charles Leclerc alcançou a segunda melhor volta em Baku
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele