Max Verstappen fez história este sábado ao conquistar a pole position para o Grande Prémio de Itália, em Monza. O tetracampeão mundial de Fórmula 1 bateu os dois McLaren e conquistou a 45.ª pole position pela Red Bull, um número que torna o holandês no piloto com mais 'poles' pela equipa das bebidas energéticas, deixando para trás o recorde que pertencia a Sebastian Vettel (44).
Para além deste feito histórico, Max Verstappen estabeleceu ainda este sábado a volta mais rápida de sempre da Fórmula 1: 1:18:792, superando em 105 milésimas um recorde que Lewis Hamilton havia estabelecido pela Mercedes em 2020, naquele mesmo circuito (1:18:887).
Lando Norris foi 77 milésimas de segundo mais lento que o n.º 1 da Red Bull e partirá, assim, no domingo, ao lado de Max Verstappen. Já Oscar Piastri vai largar da 3.ª posição. O australiano, atual líder do Mundial de pilotos, ficou a pouco mais de uma décima do companheiro de equipa (+0.113).
Quem também esteve a um bom nível foi a Ferrari. Charles Leclerc ficou com o 4.º melhor tempo da sessão e partirá ao lado de Piastri na corrida de amanhã. Lewis Hamilton, apesar de ter feito o 5.º melhor tempo da sessão, foi penalizado em 5 posições na grelha e partirá do 10.º lugar.
Fruto da penalização ao ex-companheiro de equipa, George Russell subiu ao 5.º lugar da grelha. Kimi Antonelli, o segundo piloto da Mercedes, partirá de 6.º, apesar de ter alcançado o 7.º melhor tempo da sessão, a cerca de quatro décimas da pole position.
A grande surpresa do dia foi o brasileiro Gabriel Bortoleto, que colocou a Kick Sauber no 7.º lugar da grelha, ao lado '14' de Fernando Alonso (8.º), com o japonês Yuki Tsunoda (Red Bull) a fechar a quinta linha da grelha de partida, ao lado de Lewis Hamilton.
O Grande Prémio de Itália em Fórmula 1 tem início às 14 horas de Lisboa deste domingo.
[artigo atualizado às 16h36]
Por Sérgio MagalhãesTetracampeão mundial alcançou a 45.ª pole position pela Red Bull, deixando marca de Sebastian Vettel para trás
Piloto francês, que tem um relacionamento com a portuguesa Kika Cerqueira Gomes, estar muito orgulhoso pela renovação
Piloto da McLaren mais rápido que Charles Leclerc (Ferrari) e Carlos Sainz (Williams)
Organização prolongou, por mais quatro anos, o vínculo que tinha com o Automobile Club de Monaco
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia
Companhia aérea 'proibiu' música do defesa nos seus voos
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Tudo aconteceu na final da Leagues Cup diante dos Seattle Sounders
Pressão sobre águias e dragões faz disparar gastos a Liga Betclic, defende economista João Duque