Tetracampeão mundial alcançou a 45.ª pole position pela Red Bull, deixando marca de Sebastian Vettel para trás
Max Verstappen fez história este sábado ao conquistar a pole position para o Grande Prémio de Itália, em Monza. O tetracampeão mundial de Fórmula 1 bateu os dois McLaren e conquistou a 45.ª pole position pela Red Bull, um número que torna o holandês no piloto com mais 'poles' pela equipa das bebidas energéticas, deixando para trás o recorde que pertencia a Sebastian Vettel (44).
Para além deste feito histórico, Max Verstappen estabeleceu ainda este sábado a volta mais rápida de sempre da Fórmula 1: 1:18:792, superando em 105 milésimas um recorde que Lewis Hamilton havia estabelecido pela Mercedes em 2020, naquele mesmo circuito (1:18:887).
Lando Norris foi 77 milésimas de segundo mais lento que o n.º 1 da Red Bull e partirá, assim, no domingo, ao lado de Max Verstappen. Já Oscar Piastri vai largar da 3.ª posição. O australiano, atual líder do Mundial de pilotos, ficou a pouco mais de uma décima do companheiro de equipa (+0.113).
Quem também esteve a um bom nível foi a Ferrari. Charles Leclerc ficou com o 4.º melhor tempo da sessão e partirá ao lado de Piastri na corrida de amanhã. Lewis Hamilton, apesar de ter feito o 5.º melhor tempo da sessão, foi penalizado em 5 posições na grelha e partirá do 10.º lugar.
Fruto da penalização ao ex-companheiro de equipa, George Russell subiu ao 5.º lugar da grelha. Kimi Antonelli, o segundo piloto da Mercedes, partirá de 6.º, apesar de ter alcançado o 7.º melhor tempo da sessão, a cerca de quatro décimas da pole position.
A grande surpresa do dia foi o brasileiro Gabriel Bortoleto, que colocou a Kick Sauber no 7.º lugar da grelha, ao lado '14' de Fernando Alonso (8.º), com o japonês Yuki Tsunoda (Red Bull) a fechar a quinta linha da grelha de partida, ao lado de Lewis Hamilton.
O Grande Prémio de Itália em Fórmula 1 tem início às 14 horas de Lisboa deste domingo.
[artigo atualizado às 16h36]
Formado na Júnior Team da Red Bull, o piloto português competiu diversas vezes com o tetracampeão mundial de Fórmula 1
Holandês liderou durante toda a corrida; o n.º 4 da McLaren foi 2.º classificado e Leclerc subiu ao último lugar do pódio em Austin
Os dois principais candidatos ao título mundial ficaram de fora logo na curva 1 após um incidente com Hülkenberg
Logo na curva 1, na sequência de um toque de Nico Hülkenberg no carro do australiano da McLaren
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados