Assim ficou a classificação final no campeonato de construtores após o GP da Arábia Saudita
Another impressive points haul for @ScuderiaFerrari #SaudiArabianGP #F1 pic.twitter.com/OVTr7Bn22G
Não faltaram emoções fortes em Jeddah, com o campeão mundial a conquistar a primeira vitória esta temporada
Another impressive points haul for @ScuderiaFerrari #SaudiArabianGP #F1 pic.twitter.com/OVTr7Bn22G
Leclerc leads after two rounds #SaudiArabianGP #F1 pic.twitter.com/JHck65smQZ
"Acho que [Pérez] teve um pouco de azar com o Safety Car, mas regras são regras. Depois disso, foi tudo sobre segurar o P3. Para mim, esta corrida foi um progresso do Bahrain, encontrei mais ritmo com o carro, ainda faltam alguns décimos, mas chegarei lá."
"Não fizemos o suficiente hoje, mas meu Deus, como eu gostei desta corrida! Foi difícil, mas justa, toda a corrida deveria ser assim. Estamos numa pista citadina, estamos a puxar como raramente fizemos antes. [Os parabéns a Verstappen pela vitória] Claro que há respeito, mas também estou um pouco desapontado porque queria a vitória."
"Foi uma boa corrida, estávamos a lutar muito [a Red Bull e a Ferrari]. Nós apenas tivemos de pensar mais à frente, os pneus estavam a desgastar-se muito rápido. Não foi fácil, eventualmente consegui chegar à frente [da corrida] - estou muito feliz por dar o pontapé inicial na temporada."
Carlos Sainz Jr., Sergio Pérez e Kevin Magnussen estão sob investigação da direção de corrida por alegada condução para lá dos regulamentos sob bandeira amarela. Ou seja, os três pilotos poderão ter excedido os limites de velocidade e aproximado dos carros da frente.
#F1 - Full results of the 2022 #SaudiArabianGP ? pic.twitter.com/d0zmMlCRMs
The points scorers in our second race of 2022 #SaudiArabianGP #F1 pic.twitter.com/HNYOi09t76
50/50 - Verstappen queixa-se da aproximação de Leclerc já perto do final. Há bandeira amarela.
49/50 - Continua a bandeira amarela em pista devido a destroços no setor 1.
48/50 - Bandeira amarela no primeiro setor não deixa os pilotos utilizar o DRS. A bandeira amarela surgiu após um choque ligeiro entre Albon (Williams) e Lance Stroll (Aston Martin) logo na curva 1.
47/50 - Verstappen segura a vantagem na reta da largada, apesar de Leclerc ter DRS ativado. Monegasco com dificuldades para reconquistar a liderança da corrida. Haverá uma vitória do campeão na Arábia Saudita?
46/50 - Verstappen aproveita o DRS na reta da largada e passa Charles Leclerc! Pérez faz a melhor volta da corrida.
45/50 - Lewis Hamilton e Lance Stroll lutam pela última posição que dá acesso aos pontos. Neste momento, é o canadiano que leva a melhor, depois de fechar a porta ao britânico.
44/50 - Verstappen e Leclerc quase chocam depois de tentarem aproveitar o DRS ainda antes da reta da largada. Via rádio, o holandês voltou a queixar-se de o monegasco ter pisado a linha de entrada das boxes.
43/50 - Há luta pela liderança até ao final! Leclerc tinha perdido a liderança para Verstappen mas respondeu logo de seguida na reta da largada. Que momento!
42/50 - Max Verstappen não está para brincadeiras na reta final do GP e aproxima-se muito da traseira de Leclerc. Tudo aponta para que o Red Bull possa ultrapassar o monegasco ainda antes da reta da largada já no final da próxima volta.
41/50 - Bandeira verde e sai o Virtual Safety Car. Verstappen é quem mais beneficia, seguindo atrás de Leclerc por 1.1s. Hamilton vai às boxes e cai para a 12.ª posição, atrás de Albon e Magnussen.
40/50 - Faltam apenas 10 voltas para o final do Grande Prémio da Arábia Saudita e Lewis Hamilton leva agora 40 voltas no conjunto de pneus duros que iniciou a prova. Britânico arrisca-se a ficar fora dos pontos, uma vez que ainda precisa de ir às boxes e o Virtual Safety Car continua em pista e a entrada para as boxes está fechada.
39/50 - Devido às avarias de Ricciardo e Alonso, que acabaram por deixar os carros em pista, junto à entrada das boxes, a direção de corrida informou que a entrada para as boxes está fechada para os restantes pilotos a não ser o McLaren do australiano e o Alpine do espanhol. Hamilton teve a possibilidade de entrar, mas decidiu não fazê-lo. Pouco depois de passar a entrada para as boxes o britânico atirou: "Não consegui! É tarde demais? Estamos em problemas ou não?"
38/50 - Valtteri Bottas também com problemas no Alfa Romeo e abandona mesmo a corrida.
37/50 - Daniel Ricciardo pára, literalmente, junto à entrada das boxes. Há bandeira amarela em pista.
36/50 - Magnussen responde logo de seguida a Fernando Alonso que, após ser ultrapassado, fica sem energia. "Sem potência", disse o espanhol via rádio, que não consegue passar da terceira mudança.
35/50 - Fernando Alonso segura a posição antes da zona de DRS e aproveita de seguida o mecanismo para ultrapassar Kevin Magnussen. O dinamarquês não deu muita luta, mas também não deve ser essa a instrução que deve estar a receber via rádio, uma vez que ainda não trocou o conjunto de pneus e tem a missão de conquistar pontos para a Haas.
34/50 - Alonso aproxima-se de Magnussen na luta pela 7.ª posição. Depois de algumas voltas em ritmo não muito elevado, o piloto espanhol responde agora na reta final da prova, quando faltam apenas 16 voltas para o fim.
32/50 - Red Bull pede paciência a Verstappen, alertando o holandês para as curvas rápidas, que tendem a desgastar mais rapidamente os pneus.
31/50 - Checo Pérez aproxima-se de Carlos Sainz Jr. e reacende luta pelo terceiro lugar, uma vez que lá na frente Leclerc e Verstappen estão a competir pela vitória.
30/50 - Hamilton leva neste momento 30 voltas nos pneus duros do Mercedes. Já Magnussen leva 31 nos duros do seu Haas. Faltam 20 voltas para o final da corrida.
29/50 - Charles Leclerc faz um segundo setor brutal e ultrapassa o tempo de volta de Verstappen, ficando com a volta mais rápida da prova até ao momento.
28/50 - Verstappen consegue a volta mais rápida até ao momento no GP da Arábia Saudita e coloca pressão sobre Charles Leclerc, que continua a liderar com mais de 1s de vantagem.
27/50 - Fernando Alonso já não tem de defender a posição para o companheiro de equipa Esteban Ocon, mas sim para Valtteri Bottas. O finlandês da Alfa Romeo está com um bom ritmo de corrida e segue a meio segundo do espanhol. Lá na frente, Leclerc lidera com pouco mais de um segundo (1.2s) para Verstappen, que vê Sainz a +2.7s.
26/50 - Direção de corrida avisa Zhou, avisando que o piloto chinês da Alfa Romeo ainda não cumpriu os 5 segundos de penalização. De facto, o chinês ficou parado nas boxes quando o Virtual Safety Car estava em pista, mas poderá não ter completado o tempo necessário sem que ninguém mexesse no seu carro.
25/50 - Está dado o troco. Hamilton recupera a posição aproveitando o mesmo DRS na reta de largada. O heptacampeão segue atrás do companheiro de equipa George Russell (5.º).
24/50 - Kevin Magnussen aproveita o DRS na reta da largada e ultrapassa Lewis Hamilton, com o carro da Haas a subir à 6.ª posição.
23/50 - Destaque para a boa corrida, até ao momento, de Hulkenberg que tem deixa o Aston Martin nos pontos (9.º).
22/50 - Checo Pérez recebeu a indicação para ceder a posição a Sainz no recomeço e o mexicano fê-lo e, por isso, segue agora no 4.º lugar. Leclerc lidera agora com 9 décimas de vantagem para Verstappen. Lá atrás, Hamilton vai segurando o sétimo lugar, mas está a +1s de Magnussen, que segue com um bom ritmo - os dois pilotos ainda não foram às boxes.
21/50 - O Safety Car está de saída nesta volta. Charles Leclerc tenta atrasar Max Verstappen, que segue atento logo atrás no segundo lugar. O Red Bull não conseguiu aproximar-se do Ferrari na reta da largada e o monegasco segue na frente da corrida. Gasly não saiu beneficiado do Safety Car, o francês, que estava nos pontos, caiu agora para a 14.ª posição.
20/50 - Carlos Sainz demora-se a explicar mas é assertivo no que diz via rádio: "Pérez tem de ceder a posição. É fácil de ver que eu estava à frente. A corrida deve recomeçar com as posições invertidas", diz o espanhol. A equipa diz-lhe que o incidente foi reportado à direção de corrida, que vai agora analisar.
19/50 - Recorde-se que os carros não podem ultrapassar enquanto o Safety Car continua em pista.
18/50 - As equipas acabaram por seguir umas das estratégias definidas pela Pirelli para este Grande Prémio da Arábia Saudita e vão prosseguir agora com pneus duros. Sainz queixa-se, através do rádio, que Sergio Pérez tê-lo levado para fora de pista na altura em que o espanhol estava a sair das boxes. Zhou (Alfa Romeo) já cumpriu a penalização de 5 segundos nas boxes.
17/50 - Continua o Virtual Safety Car em pista, com Carlos Sainz Jr. a ser chamado às boxes para aproveitar esta janela para trocar de pneus. Checo Pérez 'aproveita' e sobe ao terceiro lugar, atrás de Verstappen e Charles Leclerc, que ainda não foram às boxes. Lá mais atrás, Magnussen e Hamilton também não pararam e aproveitam para subir mais posições: o dinamarquês é sexto colocado, seguido pelo britânico (7.º), que está finalmente nos pontos.
16/50 - Nicholas Latifi (Williams) despistou-se e é mostrada a bandeira amarela. Para já, está acionado apenas o Safety Car virtual.
16/50 - A confirmação da ida para as boxes surgiu por parte da equipa, mas Charles Leclerc continuou em pista e Checo Pérez, para evitar o 'undercut', foi às boxes cedendo a passagem ao monegasco, que passa a liderar.
15/50 - Charles Leclerc diz à equipa para ir à boxe trocar de pneus para fazer o 'undercut' a Checo Pérez, que lidera com 1.9s de vantagem.
14/50 - Esteban Ocon recebe, via rádio, a instrução de segurar a posição e não voltar a atacar Fernando Alonso pelo sexto lugar. A Alpine receia que Valtteri Bottas possa levar vantagem da luta entre os dois companheiros de equipa e subir posições.
13/50 - Zhou é penalizado em 5 segundos pela direção de corrida depois de não ter cedido a passagem.
12/50 - Depois da tentativa de ultrapassagem do dinamarquês, Bottas consegue agora segurar a 8.ª posição na grelha.
11/50 - Lewis Hamilton sobe agora ao 11.º lugar, ultrapassando Lando Norris ainda antes da chegada à reta de largada. Mais à frente, Ocon e Fernando Alonso continuam a 'brincar' com o DRS e a lutar pelo sexto lugar.
11/50 - Valtteri Bottas (Alfa Romeo) e Kevin Magnussen (Haas) estiveram muito perto de um choque mesmo no final da reta de largada. O finlandês deu espaço ao dinamarquês, que teve dificuldade em segurar o carro.
10/50 - Lewis Hamilton continua a tentar subir alguns lugares na grelha e nesta volta conseguiu mesmo ultrapassar Lance Stroll (Aston Martin).
9/50 - Na frente do pelotão está tudo igual: Checo Pérez lidera com mais de dois segundos sobre Leclerc (2.º), que continua a ser seguido por Max Verstappen.
8/50 - Estamos a assistir a uma bela luta entre os dois Alpine, com Esteban Ocon e Fernando Alonso a lutar pelo sexto lugar. Valtteri Bottas segue logo atrás dos dois, à espreita de uma possível dupla ultrapassagem!
7/50 - Fernando Alonso sobe ao sexto lugar da prova, depois de ultrapassar Esteban Ocon. A primeira tentativa quase terminou com um choque entre os dois pilotos, mas na segunda foi o espanhol quem levou a melhor na reta.
Boa tarde, caro leitor. O meu nome é Sérgio Magalhães e a partir deste momento vou assumir o direto do Grande Prémio da Arábia Saudita. Aposto esta tarde no seguinte pódio: Charles Leclerc (1.º), Verstappen (2.º) e Pérez (3.º).
6/50 - Alonso e Ocon quase chocam. Momento de alguma tensão entre os dois pilotos da Alpine, que levou a equipa francesa a um pequeno susto. Segue tudo na mesma...
4/50 - Mais uma passagem na linha de meta, com tudo igual na frente. Cá para trás há animação entre Russell, Ocon e Alonso. Kevin Magnussen segue em 9.º, à frente de Lando Norris, que conseguiu entrar nas posições pontuáveis. Já Hamilton... segue em 14.º
3/50 - Tudo igual na frente, com Pérez e Leclerc com 1 segundo de margem. Max e Sainz estão mais atrás, a 3 e 4, respetivamente.
2/50 - Conclui-se a primeira volta, com Checo no comando com um segundo de avanço para Charles Leclerc. Max surge logo atrás, pressionado por Carlos Sainz. Depois deste quarteto já se abre uma margem para Ocon e Russell. Lá para trás, nota para Lewis Hamilton em 14.º.
1/50 - Sergio Pérez arranca bastante bem e mantém a liderança perante a pressão Charles Leclerc. Max Verstappen consegue roubar a 3.ª posição a Carlos Sainz.
Agora são 50 voltas até à bandeira de xadrez!
Vamos a apostas?
Sergio Pérez ganha, Carlos Sainz é 2.º e Max Verstappen acaba em 3.º. É esta a previsão de que inicia este acompanhamento em direto (Fábio Lima). Dentro de alguns minutos será a vez do meu colega Sérgio Magalhães assumir o comando e ele também deixará o seu palpite. Será que vamos acertar?
Acabou ainda antes de começar a corrida de Yuki Tsunoda. O japonês ficou parado a meio da volta de reconhecimento, antes de se colocar na grelha de partida. "Perdi o motor, perdi o motor!", disse o nipónico, antes de receber do outro lado a mensagem "Yuki, é o final".
Vamos ter apenas 18 pilotos à partida!
O britânico levantou a possibilidade de sair da linha de boxes, mas essa hipótese parece ter caído.
Segundo aponta a SportTV, citando a própria Ferrari, foi detetado um problema eletrónico relacionado com o sistema de combustível. Ao que parece já estará solucionado.
A prova deste domingo trará uma situação nova na Red Bull, com Sergio Pérez a sair à frente de Max Verstappen. O que de imediato obriga a colocar a questão: vai a Red Bull dar ordens de equipa ou deixar os dois pilotos competir pela posição?
A prova deste domingo contará com uma cara nova na 'pole position', já que pela primeira vez será Sergio Pérez a sair na ponta. O mexicano da Red Bull conseguiu assim colocar um ponto final na maior série da história de Grande Prémios disputados sem 'pole': ela surgiu à 219.ª tentativa. Foi verdadeiramente uma vida à procura desta volta perfeita...
A corrida deste domingo contará apenas com 19 pilotos na grelha de partida, já que Mick Schumacher não participará na corrida devido ao acidente sofrido na Q2 de ontem. O alemão da Haas até está neste momento junto dos restantes pilotos no autocarro que percorre o circuito de Jeddah, mas por precaução não vai disputar a prova.
Boa tarde! Sejam bem-vindos ao direto de acompanhamento do Grande Prémio da Arábia Saudita, a segunda prova do Mundial de Fórmula 1 desta temporada. Prevê-se, como no Bahrain, uma corrida entusiasmante, com o aliciante de termos, pela primeira vez, Sergio Pérez na pole position.
Autódromo Nacional de Monza voltou a ser palco de um espetáculo sem igual na F1
Holandês largou da pole position, chegou a perder a liderança, mas fez uma corrida sublime e conquistou a 3.ª vitória da temporada
Tetracampeão mundial alcançou a 45.ª pole position pela Red Bull, deixando marca de Sebastian Vettel para trás
Piloto francês, que tem um relacionamento com a portuguesa Kika Cerqueira Gomes, estar muito orgulhoso pela renovação
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS