'The Last Dance'. Foi assim que, de forma algo enigmática, a equipa CryptoDATA RNF decidiu intitular o derradeiro Grande Prémio da temporada, este fim de semana, em Valência. Inicialmente pensou-se que era apenas uma referência à última prova da época, mas afinal era mesmo o fim, a última corrida da equipa como até agora a conhecemos. O rumor ganhou forma durante o dia e, ao final da noite, Razlan Razali confirmou-o: o malaio vai deixar o MotoGP e a CryptoDATA RNF, a equipa de Miguel Oliveira, vai acabar no final desde ano.
"Foi uma bela sequência. A oportunidade de uma vida para comandar e ter uma equipa de MotoGP no Campeonato do Mundo. Sabemos como é ganhar e como é perder. Trabalhar com os melhores elementos de equipa de todo o mundo. Descobrimos um campeão do mundo no Fabio [Quartararo], quase fomos campeões com o Frankie [Franco Morbidelli], tivemos o GOAT Vale [Valentino Rossi], uma lenda do MotoGP como o Dovi [Andrea Dovizioso], arriscámos com o Darryn [Binder] e finalmente tivemos o dentista mais rápido do Mundo com o Miguel [Oliveira] e um campeão em construção, o Raul [Fernández]. A equipa foi a minha segunda família, a minha segunda casa e devemos estar orgulhosos daquilo que alcançámos e no que nos tornámos. O que se segue? Será um novo começo, mas diferente, que devo encarar com o maior entusiasmo e paixão. Vamos, equipa", escreveu o malaio, na sua página de Instagram.
Mas, então, o que significa isto para Miguel Oliveira, piloto que tem contrato por mais uma temporada com a Aprilia? Na verdade, apenas uma mudança de dono, porque o futuro já estará a ser trabalhado nos bastidores e haverá um investidor norte-americano muito bem posicionado para assumir a posição da RNF, sempre contando com o apoio da Aprilia (marca que fez questão de manter as suas quatro vagas). De acordo com o portal GP One, trata-se da Trackhouse, que detém a equipa Trackhouse Racing Team, do NASCAR, e que é detida pelo piloto Justin Marks e pelo rapper Pitbull.
Ao que tudo indica, tudo será confirmado no sábado. Resta somente saber qual o nome da nova equipa e, também, de que forma irá ser feita a gestão de ambas as equipas, nomeadamente em termos de utilização de material - em 2023 a equipa RNF usou as motos Aprilia de 2022.
Uma publicação partilhada por Razlan Razali (@razlan_razali)
Por Fábio LimaGrande Prémio de San Marino de MotoGP decorre no fim de semana
Português satisfeito com o 9.º lugar no GP da Catalunha
Piloto português da Prima Pramac largou de 16.º e terminou em 9.º lugar. Alex Marquéz, que arrancou da 'pole', bateu o irmão e adiou a decisão pelo título mundial
Piloto português ficou à frente de Jack Miller, companheiro de equipa que recentemente renovou com a Prima Pramac
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
O treinador português, de 55 anos, foi sondado pelo histórico emblema do Cairo para suceder ao espanhol José Riveiro
Primeiro-ministro visitou seleção de atletismo antes da participação no Mundial