14h35 - Marc Márquez está a ser observado no centro médico do circuito de Jerez. "Marc sofreu um grande golpe no braço, estão a verificar e fazer um raio-X. Ele tomou alguns analgésicos para as dores", afirmou Alberto Puig, gerente da equipa, em declarações divulgadas pela Honda no Twitter.
14h19 - O Mundial de MotoGP prossegue já no próximo fim-de-semana e de novo no circuito de Jerez com o Grande Premio da Aldaluzia. Classificação do Mundial
1.º Fabio Quartararo (Yamaha) - 25 pontos
2.º Maverick Viñales (Yamaha) - 20 pontos
3.º Andrea Dovizioso (Ducati) - 16 pontos
4.º Jack Miller (Pramac) - 13 pontos
5.º Franco Morbidelli (Yamaha) - 11 pontos
6.º Pol Espargaró (KTM) - 10 pontos
7.º Francesco Bagnaia (Pramac) - 9 pontos
8.º Miguel Oliveira (KTM) - 9 pontos Classificação do GP Espanha
1.º Fabio Quartararo (Yamaha) - 41.23,796 segundos
2.º Maverick Viñales (Yamaha) a 4,603 segundos
3.º Andrea Dovizioso (Ducati) a 5,946 segundos
4.º Jack Miller (Pramac) a 6.668 segundos
5.º Franco Morbidelli (Yamaha) a 6, 844 segundos
6.º Pol Espargaró (KTM) a 6.938 segundos
7.º Francesco Bagnaia (Pramac) a 13.027 segundos
8.º Miguel Oliveira (KTM) a 13.441 segundos
13h58 - É a primeira vitória no MotoGP para Quartararo! O francês da Yamaha tem um fim-de-semana perfeito em Jerez: arrancou da pole position, vence a corrida e é o primeiro líder deste Mundial 2020.
13h54 - Marc Márquez já está no centro médico do circuito de Jerez em observação após a queda na saída da curva 4. O espanhol poderá ter-se lesionado na mão direita. Após uma saída de pista na fase inicial da corrida, também na curva 4, o campeão do mundo encetou uma incrível recuperação e estava muito perto de alcançar o 2.º lugar quando caiu.
Miguel Oliveira iguala o melhor resultado da carreira, alcançado em 2019 no Grande Prémio da Áustria. O português da KTM Tech 3 partiu do 15.º lugar da grelha, foi subindo posições e beneficiou de alguns abandonos (como Valentino Rossi e Marc Márquez) para acabar no 8.º lugar e conquistar 8 pontos nesta 1.ª prova do Mundial ganha por Fabio Quartararo (Yamaha). Maverick Viñalez (Yamaha), que chegou a liderar, foi 2.º e Andrea Dovizioso fechou o pódio. A prova em Jerez ficou marcada por uma queda feia do campeão do Mundo Marc Márques, que ficou muito mal tratado.
Termina a corrida!
25/25 - Vitória para Fabio Fabio Quartararo! Maverick Viñalez é segundo, Andrea Dovizioso é 3.º! Miguel Oliveira termina no 8.º lugar, grande corrida do piloto português da KTM. Corrida marcada pelo abandono de Marc Márquez após queda aparatosa perto do fim.
24/25 - Aproxima-se o final da corrida e tudo ainda em aberto no meio do pelotão. Na frente a vitória parece não escapar a Quartararo. Miguel Oliveira continuano encalce de Francesco Bagnaia.
23/25 - Miguel Oliveira com menos de meio segundo de atraso para Bagnaia na luta pelo 7.º lugar. Quartararo a gerir a vantagem para Milner (2.º).
22/25 - Queda aparatosa de Marc Márquez! Incrível! O campeão do mundo vinha a recuperar após uma saída de pista e abandona a corrida a 3 voltas do fim quando lutava pelo 2.º lugar e sai muito mal tratado. Quartararo tem a vitória 'no bolso' e Miguel Oliveira sobe a 8.º com a desistência de Márquez.
21/25 - Marc Márquez muito perto de Viñalez (2.º) prossegue a recuperação.
20/25 - Recuperação impressionante de Marc Márquez! O espanhol assume a 3.ª posição depois de ter caído para 16.º na fase inicial da corrida. Miguel Oliveira segue em 9.º a cerca de 1 segundo de Bagnaia (8.º).
19/25 - Abandono de Valentino Rossi! Marc Márquez já está no 4.º posto e tem o pódio perfeitameente ao seu alcance. Miguel Oliveira amantém o 9.º lugar.
18/25 - Fabio Quartararo mantém a liderança e com quase 4 segundos de vantagem para Jack Milner (2.º).
17/25 - Marc Márquez ultrapassa Morbidelli e Bagnaia e chega ao 6.º lugar. Miguel Oliveira ganha vantagem sobre Valentino Rossi.
14/25 - Miguel Oliveitra ultrapassa Valentino Rossi no 2.º setor do circuito e assume o 9.º lugar. Quartararo vai ganhando tempo a Jack Milner e alarga a vantagem na frente da corrida. Marc Márquez (8.º) vai-se aproximando de Franco Morbidelli (7.º) e o campeão em título tenta tudo para ainda chegar, no mínimo, ao pódio.
13/25 - Valentino Rossi tem uma trajetória mais larga e Miguel Oliveira aproveita para se aproximar do italiano na luta pelo 9.º lugar. O líder Quartararo tem quase 1,5 segundos de vantagem sobre Jack Milner. Os 7 primeiros estão separados por 4 segundos e está a ser uma grande corrida em Jerez.
12/25 - Miguel Oliveira é ultrapassado por Marc Márquez e perde uma posição mas continua no 10.º posto. Na frente tudo na mesma: Quartararo lidera, Jack Milner em 2.º e Vinãlez 3.º
11/25 - Marc Márquéz (10.º) faz a melhor volta da corrida (1:38.372) e continua a perseguir Miguel Oliveira.
10/25 - Tudo na mesma na frente da corrida. Quartararo lidera o pelotão.
9/25 - Erro de Maverick Vinãlez faz o piloto da Yahama perder a liderança. Quartararo assume a 1.ª posição, Jack Milner em 2.º. Marc Márquez é agora 10.º e persegue Miguel Oliveira.
8/25 - Marc Márquez vai recuperando posições e nesta altura é 11.º colocado.
7/25 - Maverick Viñalez lidera já com quase 1 segundo de vantagem para Quartararo (2.º). Miguel Oliveira continua em 9.º faz a sua melhor volta da corrida.
6/25 - Quartararo ultrapassa Jack Milner e assume a 2.ª posição. Miguel Oliveira no 9.º lugar. Aleix Espargaró também desistiu após queda na 3.ª volta.
5/25 - Incrível! Marc Márquez tem uma saída de pista na curva 4, consegue segurar a moto mas perde a liderança e cai para 16.º. Viñalez é agora líder, com Jack Milner na 2.ª posição. Miguel Oliveira é 10.º e continua atrás de Rossi.
4/25 - Marc Márquez ganha alguma vantagem a Viñalez (6 décimos de segundo). Miguel Oliveira é agora 11.º colocado e está atrás de Valentino Rossi.
3/25 - Marc Márquez ultrapassa Viñalez e assume a frente da corrida. Miguel Oliveira continua em 13.º. Joan Mir já abandonou após queda e Aleix Espargaró também caiu nesta volta.
2/25 - Miguel Oliveira ganha mais um lugar e é 13.º. Viñalez segue na frente com Marc Márquez no seu encalce. Luta aberta pela liderança do GP Espanha.
1.ª de 25 voltas - Maverick Viñalez assume a liderança, Marc Márquez em 2.º e Jack Miller 3.º. Quartararo saiu da pole mas caiu para 4.º. Miguel Oliveira sobe uma posição e é 14.º nesta altura. Começa o GP Espanha!
12h58 - Pilotos iniciam a volta de aquecimento no traçado de Jerez.
12h56 - Com as duas ausências (Álex Rins e Cal Crutchlow) Miguel Oliveira vai partir da 15.ª posição e fecha a 5.ª linha da grelha.
12h51 - Cumpre-se um minuto de silêncio em homenagem às vítimas provocadas pela covid-19.
12h49 - Os pilotos já estão posicionados na pista.
12h48 - Dia de sol e muito calor na Andaluzia, um teste à resistência de pilotos, máquinas e... pneus. A temperatura ambiente ultrapassa os 33°C e o asfalto de Jerez ronda os 53°C.
12h35 - A pista de Jerez tem uma extensão de 4,4 quilómetros, 5 curvas para a esquerda e 8 para a direita. A reta mais longa tem 607 metros. A corrida terá 25 voltas, num total de 110,6 km.
12h31 - No warm up desta manhã Marc Márquez foi o mais rápido e Miguel Oliveira conseguiu o 12.º melhor tempo.- Cal Crutchlow (Honda) também está fora da corrida. O piloto britânico embateu na curva 8 durante o warm up desta manhã, sofreu uma concusão e traumatismo no pescoço e foi considerado inapto par o GP Espanha.
- Destaque para a ausência de Álex Rins (Suzuki), que caiu na curva 11 durante a qualificação ao tentar desviar-se de Jack Miller (Ducati), que caíra à sua frente. O espanhol queria ‘escapar’ pela gravilha mas acabou por cair e foi transportado ao hospital. Os exames revelaram uma fratura no ombro direito.
- A pole position foi para o francês Fabio Quartararo (Yamaha), que estabeleceu um novo recorde no circuito espanhol (1.36,705 minutos). Os espanhóis Maverick Viñalez (Yamaha) e Marc Márquez (Honda) completam a 1.ª linha da grelha.
- "O nosso ritmo é bastante forte e amanhã [hoje] será uma corrida longa e difícil, por isso mantemos o nosso pensamento positivo e espero que a estratégia possa resultar", acrescentou Miguel Oliveira.
- "Foi muito difícil encontrar o ritmo para uma volta rápida. Lutámos para encontrar aderência, no último treino livre conseguimos melhorar e tentámos fazer o melhor possível na qualificação. Acho que precisava de mais tempo com esta configuração da moto mas, no final, demos um passo em frente", explicou o piloto de Almada, após a qualificação, à assessoria de imprensa da equipa Tech3.
- O piloto português vai partir da 17.ª posição, na 6.ª linha da grelha, depois de ter feito melhor do que o seu companheiro de equipa na KTM Tech 3, Iker Lecuona, que fez o 22.º e pior tempo na qualificação de ontem.
- Bom dia, seja bem-vindo ao Grande Prémio de Espanha e ao arranque do Mundial de Moto GP em Jerez de la Frontera depois de o GP do Qatar, a 8 de março, ter sido cancelado devido à pandemia de covid-19, o que obrigou à reformulação de todo o calendário. A corrida deste domingo tem início marcado para as 13 horas e Miguel Oliveira vai estar em ação.
Por Record