O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) terminou esta segunda-feira na 21.ª posição o primeiro de dois dias de testes de pré-temporada que decorrem no circuito internacional de Lusail, no Qatar.
O piloto natural de Almada fez a sua melhor volta com o tempo de 1.53,943 minutos, terminando a 1,903 segundos do mais rápido, o italiano bicampeão mundial, Francesco Bagnaia (Ducati), que acabou o dia a testar as especificações completas para este ano, incluindo o novo motor do construtor italiano.
O dia começou calmo, com a pista suja de areia do deserto e calor. Só mais ao final da jornada é que se começaram a montar pneus macios de forma a tentar tempos mais rápidos.
Oliveira conseguiu o seu melhor registo na volta 47 das 57 efetuadas ao longo do dia.
O espanhol Jorge Martin (Ducati) foi o segundo mais rápido, a 0,220 segundos de Bagnaia, com o também espanhol Aleix Espargaró (Aprilia) em terceiro, a 0,292. O sul-africano Brad Binder (KTM) foi o quarto, a 0,296.
A Honda e a Yamaha continuam com problemas de desenvolvimento.
A Honda, órfã de Marc Márquez pela primeira vez em 11 anos, não conseguiu melhor do que o nono registo conseguido pelo francês Johann Zarco, da equipa privada LCR, enquanto a Yamaha teve no gaulês Fábio Quartararo o melhor representante, em 10.º.
Márquez continua o seu processo de adaptação à Ducati e hoje nem sequer tentou voltas rápidas, optando por trabalhar o ritmo de corrida, terminando com o 16.º melhor tempo.
Na terça-feira, decorre o segundo dia desta bateria de testes, a última antes do arranque do Campeonato do Mundo, previsto para 10 de março, no Qatar.
Por LusaMuitas mudanças que prometem animar as próximas semanas
Piloto espanhol esteve quase 100 dias afastado, após uma queda aparatosa no Grande Prémio da Indonésia
Entre peças de motos de MotoGP e Superbikes, até merchandise da marca. Nada escapou ao meliante
Assume misto de emoções na hora do adeus
Adidas lançou novos equipamentos para 2026 à imagem do maior nome da música reggae
Equipa de Roterdão suou para derrotar o Go Ahead Eagles
Belga diz ter aprendido muitas coisas com o técnico do Benfica
Central de 25 anos, formado no Benfica, deixou o Aris de Salónica
Ex-Santa Clara estreou-se a marcar no campeonato
Avançado português protagoniza exibição de gala em Glasgow. Cláudio Braga também marcou