A Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) emitiu esta sexta-feira uma nota de pesar pela morte do piloto Jorge Brandão durante a quinta e última etapa do Rali de Marrocos, derradeira prova do Mundial de todo-o-terreno.
"Hoje, dia 17 de outubro, durante a quinta etapa do Rali de Marrocos, que percorre Erfoud em circuito, o motociclista Jorge Brandão, que participava na prova pela segunda vez, sofreu uma queda nas dunas ao quilómetro 214", explicaram os organizadores, em comunicado, indicando que Brandão, da equipa Old Friends Rally, "foi rapidamente assistido pelos médicos e transportado de helicóptero para o hospital em Erfoud, onde morreu às 13h55".
Jorge Brandão, que alinhava habitualmente em várias provas do Mundial W2RC e na Taça do Mundo de Bajas, era o atual sétimo colocado na classe de Veteranos do Mundial e terceiro da mesma classe na Taça do Mundo de Bajas, explicitou a FMP, endereçando as condolências "à família enlutada, amigos e a toda a comunidade do TT".
"Experiente piloto de TT e Enduro, bem como navegador de SSV, estava já inscrito para participar no próximo Dakar de mota, que seria o seu primeiro em duas rodas depois de já o ter feito como navegador", do espanhol Carlos Vento, num veículo ligeiro, tendo desistido na segunda etapa.
Jorge Brandão, de 46 anos, é o segundo motociclista português a morrer em competição depois de Paulo Gonçalves ter pedido a vida no decurso da sétima etapa do Rali Dakar de 2020, na Arábia Saudita, aos 40 anos.
Na sua página na rede social Instagram, a equipa Old Friends Rally homenageia o piloto, escrevendo: "Hoje o deserto ficou mais silencioso".
"O Jorge partiu a fazer o que mais amava - a viver a paixão pelo rali e pelo espírito de aventura que sempre o definiu. Ficam connosco as memórias, o companheirismo e o exemplo de dedicação que deixará para sempre na nossa equipa e na comunidade do todo-o-terreno", refere a equipa.
Piloto espanhol tem 0,9 segundos de vantagem sobre o norte-irlandês Kris Meeke
Piloto francês concluiu as seis etapas desta sexta-feira à frente de Kalle Rovanperä e Elfyn Evans
Piloto português perdeu esta sexta-feira a vida durante a quinta e última etapa do Rali de Marrocos
Numa curta nota divulgada no site oficial da Presidência de República Portuguesa
Antigos colegas no Crystal Palace em rota de colisão
Jonjo Shelvey já não se sente seguro em Inglaterra
Médio que conquistou a Youth League pelo Benfica assinou contrato de dois anos com campeões luxemburgueses
Sentiu cãimbra, foi auxiliado e substituído. Pouco depois viria a perder a vida
Treinador do Lyon recorda sonho de trabalhar em Inglaterra e faz reflexão sobre o que é ganhar
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça