1/5
Seis anos após o nascimento como marca autónoma, a Cupra decidiu reforçar o estatuto do Leon - modelo do segmento C que estava no ‘portfólio’ da Seat e foi escolhido como elemento essencial na estratégia da nova marca. Desde 2018, a Cupra lançou o Formentor (verdadeiro embaixador da marca), o Born (cem por cento elétrico) preparou a chegada do Tavascan e já entregou mais de 500 mil viaturas, acentuando crescimento e importância no grupo VW/Audi/Seat detido pela Porsche.
Em comparação com os outros modelos citados no parágrafo anterior, ao Leon faltava-lhe incorporar na totalidade o ADN da Cupra. E esta renovação tratou exatamente dessa, vamos chamar assim, lacuna. Quer em termos de ‘design’, quer na escolha de motorizações mais potentes e defensoras da linhagem desportiva Cupra.
A marca não alterou no entanto o compromisso do Leon. É um familiar do segmento C, tem versões ‘5 portas’ (hatchback) e carrinha (Sportstourer) e nem sequer abdicou de versão com motor a gasóleo - quase um sacrilégio nos tempos atuais, em que este combustível foi praticamente diabolizado.
O essencial, no entanto, e neste particular, e é a lista de motores a gasolina e a eletrificação, com versão ‘mild-hybrid’ 48V, e renovado sistema híbrido recarregável que tem duas opções de potência e pode chegar aos 100 km de autonomia em modo 100 por cento elétrico.
As opções racionais em termos de motores juntam-se às alterações na estética. A dianteira já reflete a linguagem da Cupra, com a frente ‘nariz de tubarão’, os faróis LED matrix em triângul, a enorme grelha e o logo aplicado diretamente no capot. A traseira tem o logotipo iluminado ao centro, entre as óticas. num conjunto de personalidade vincada e a funcionar bem nas duas configurações de carroçaria.
O interior também ganhou maior identidade Cupra. Linhas depuradas; bancos desportivos com utilização de materiais reciclados; volante com botões satélite, ‘cockpit’ digital; ecrã tátil de 12,9’’ para o infoentretenimento e opção por sistema de som da Sennheiser com 12 colunas.Tudo para experiência que a marca defende como exclusiva e diferenciadora.
Por Paulo Renato SoaresEsta espécie de monovolume assume-se como um verdadeiro laboratório de ideias
Marca produzirá apenas 500 unidades devidamente numeradas
É a aposta para facilitar a mobilidade eléctrica junto do grande público por um preço mais popular
Primeiros exemplares chegam em novembro
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo