Škoda Elroq: Um elétrico racional

1/5

O ano que agora começa traz consigo uma das novidades mais aguardadas da marca checa

A estratégia da Škoda para o campeonato da mobilidade do futuro passa por produzir seis novos modelos 100% elétricos até ao final de 2026. O primeiro a chegar é o Elroq que fomos conduzir a Palma de Maiorca. Um SUV compacto, totalmente elétrico, que adota a nova linguagem de design ‘Modern Solid’. A frente é caracterizada por um para-choques robusto, enquanto a arquitetura dos faróis "quatro olhos" foi completamente reinterpretada. O Elroq é também o primeiro modelo a apresentar as letras Škoda tanto no capot como no volante.

Chega no primeiro trimestre de 2025 e apresenta-se como uma alternativa elétrica ao Karoq, propondo um preço a partir de 34.980€. A ofensiva elétrica do Grupo Volkswagen está em curso. O Elroq é mais um "ponta de lança" para fazer frente às competitivas marcas chinesas. A Cupra tem uma gama completa de automóveis 100% elétricos, a Skoda prepara diversos lançamentos nos próximos meses, e a VW confirmou o início de produção do ID.2 que está agendado para o final de 2025 e deverá rondar os 25.000€.

PUB

Agilidade em estrada

Conduzimos o Elroq na capital das Baleares. E que agradável surpresa! Escolhemos um percurso misto de estradas nacionais e algumas vias rápidas ao longo da ilha. Fizemos, ainda, questão de desafiar o tráfego urbano na zona da marina de Maiorca. O Elroq desenvencilha-se muito bem e demonstrou estar à vontade tanto nos ambientes urbanos como suburbanos. Graças às suas dimensões compactas permite uma condução dinâmica e uma agilidade em estrada de fazer inveja ao seu "primo" mais velho Enyaq. A insonorização é acima da média para o seu segmento e o silêncio a bordo permite viagens tranquilas, seja quando nos apetece conversar ou simplesmente ouvir música. O chassis adaptativo DCC ajusta as respostas da suspensão com base nas características da estrada ou nas preferências do condutor. Oferece três configurações predefinidas: Normal, Comfort e Sport, enquanto o modo Custom permite escolher entre quinze configurações diferentes do chassis. Ao volante a direção revelou-se muito precisa, sem o "bambolear" característico de alguns SUV, assim como a travagem eficaz diferenciando-se do "pisar esponjoso" de muitos carros elétricos.

O Škoda Elroq está disponível com três baterias e motores diferentes. As potências começam nos 125 kW (170 cv) para o Elroq 50 de entrada de gama. O topo de gama Elroq 85x possui um motor adicional no eixo dianteiro para tração integral. O Elroq 85 pode atingir 580 quilómetros sem paragens para carregar (ciclo WLTP - referência de análise da autonomia dos carros elétricos). A capacidade de carregamento até 175 kW nos postos de carregamento rápido permitem que a bateria de 82 kWh dos Elroq 85 e 85x seja recarregada de 10 a 80% em 28 minutos. As baterias dos Elroq 50 e Elroq 60 com tração traseira podem ser carregadas em cerca de 25 minutos; é claro que o aumento da eficiência e da velocidade de carregamento, bem como uma função de pré-aquecimento otimizada contribuem para isso.

PUB

Olá, Laura!

O ecrã de infotainment de 13 polegadas de série é fácil de utilizar. O assistente de voz e conectividade da Skoda chama-se Laura, integra ChatGPT. O software permite a definição até cinco atalhos para as funções do veículo, bem como quatro atalhos para aplicações e controlos mais fáceis de utilizar. O novo software oferece um sistema de navegação melhorado, quando comparado com os outros modelos da marca, e um controlo climático mais fácil. A versão mais recente da aplicação MyŠkoda apresenta outras melhorias. A lista de serviços Škoda Connect inclui agora o Lock & Unlock, permitindo aos utilizadores bloquear ou desbloquear o seu automóvel remotamente através da aplicação. O sistema Remote Park Assist, que permite ao Elroq entrar e sair automaticamente de lugares de estacionamento, é também controlado através da aplicação para smartphone.

Interior com materiais sustentáveis e novas ideias Simply Clever

PUB

O Elroq oferece um interior espaçoso, incluindo uma bagageira com 470 litros de capacidade (até 1.580 litros com os bancos traseiros rebatidos). Podem viajar quatro adultos com o máximo conforto. Os interiores utilizam materiais sustentáveis e existem também novas caraterísticas ‘Simply Clever’, entre as quais compartimentos que oferecem 48 litros de capacidade de arrumação, uma rede de arrumação para o cabo de carregamento sob o piso da bagageira, uma caixa Jumbo com um tabuleiro de arrumação e um suporte para tablet, uma caixa de arrumação para os passageiros traseiros, ganchos rebatíveis em ambos os lados da bagageira, um raspador de gelo sustentável com indicador da profundidade do piso dos pneus, um guarda-chuva na porta do condutor e um triângulo de aviso guardado na bagageira.

O SUV elétrico da Škoda tem disponíveis diferentes sistemas de segurança passiva e ativa. O Cruise Control Adaptativo Preditivo otimiza o consumo de energia ao adaptar automaticamente a velocidade ao percurso, utilizando dados dos sensores do veículo. Curvas, cruzamentos e rotundas são antecipados. O assistente de velocidade inteligente segue automaticamente os limites de velocidade com base no reconhecimento de sinais de trânsito e ao entrar em áreas urbanizadas. A proteção contra colisões é assegurada pelo Front Assist de série, que inclui proteção para peões, ciclistas, assistente de colisão e de mudança de direção. Em caso de acidente iminente, o Crew Protect Assist inicia medidas de proteção, como o fecho das janelas laterais e o apertar dos cintos de segurança. Nove airbags protegem os ocupantes em caso de emergência. O Elroq estará também disponível numa versão Sportline.

Variantes do Škoda Elroq

Preço a partir de 34.980€

PUB

Elroq 50

Cap. da bateria (total/útil) (kWh) – 55/52

Tempo de carregamento (de 10% a 80%) (minutos) - 25

PUB

Potência de carregamento (kW) – 125

Velocidade máxima (km/h) – 160 Aceleração (0–100 km/h) (seg.) – 9.0

Autonomia (km) – 375

PUB

Elroq 60

Cap. da bateria (total/útil) (kWh) – 63/69

Tempo de carregamento (de 10% a 80%) (minutos) - 24

PUB

Potência de carregamento (kW) – 150 Velocidade máxima (km/h) – 160

Aceleração (0–100 km/h) (seg.) – 8

Autonomia (km) – 403

PUB

Elroq 85

Cap. da bateria (total/útil) (kWh) – 82 /77

Tempo de carregamento (de 10% a 80%) (minutos) – 28

PUB

Potência de carregamento (kW) – 210 Velocidade máxima (km/h) – 180

Aceleração (0–100 km/h) (seg.) – 6.6

Autonomia (km) – 580

PUB

Por Luís Cáceres Monteiro
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Record Auto Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB