O piloto catari Nasser Al-Attyiah (Toyota) venceu hoje pela terceira vez consecutiva uma etapa na categoria dos automóveis na 43.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno, com o francês Stephane Peterhansel (Mini) a segurar a liderança.
Al-Attyiah gastou 2:35.59 horas para cumprir os 337 quilómetros da especial cronometrada de hoje, de uma etapa com um total de 813 quilómetros, a mais longa da prova, vencendo a terceira etapa consecutiva, que juntou à vitória no prólogo, tendo falhado, apenas, a vitória na primeira etapa (ganhou o espanhol Carlos Sainz).
O francês Stephane Peterhansel (Mini) segurou o comando da prova, ao ceder apenas 11 segundos para o piloto do Qatar, terminando a etapa na segunda posição.
Em terceiro ficou o estreante sul-africano Henk Lategan (Toyota), a 1.30 minutos do vencedor.
O francês Sebastien Loeb (BRK) e o espanhol Carlos Sainz (Mini) foram quarto e quinto, respetivamente, a 2.36 minutos e a 2.56.
O português Ricardo Porém (Borgward) terminou na 39.ª posição, já a 34.17 minutos do vencedor.
Com um terço da prova disputada, Peterhansel lidera com 4.58 minutos de vantagem sobre Nasser Al-Attyiah e 36.19 sobre Carlos Sainz, com Sebastien Loeb em quarto, mas já a 48.44 minutos.
O lituano Benediktas Vanagas (Toyota), navegado pelo português Filipe Palmeiro, é 20.º classificado, com Ricardo Porém em 32.º, a 3:12.09 horas do líder.
Rui Carneiro (MMP) foi oitavo entre os veículos ligeiros, mas está já muito atrasado, em 42.º, a 6:38.45 horas do líder, o chileno López Contardo (Can-Am), enquanto Lourenço Rosa (Can-Am) foi 40.º, a 38.17 minutos e está em 19.º da geral, a 1:56.19 horas.
A quinta etapa, entre Riade e Al Qaisumah, disputa-se esta quinta-feira, com um total de 662 quilómetros, 456 deles cronometrados, com uma secção de dunas e muitas pedras a ameaçar furar os pneus e baralhar as contas da classificação.
Opinião do piloto João Ferreira
Melhor classificação de um português desde Carlos Sousa, em 2015
Rui Gonçalves (Sherco) foi o melhor representante português
Opinião do piloto João Ferreira
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano