Angélica André, em femininos, e Diogo Cardoso, em masculinos, venceram este sábado a prova de 10 quilómetros do Nacional de natação em águas abertas, disputado em Abrantes, distrito de Santarém.
Na Aldeia do Mato, não houve surpresas no Open de Primavera, também campeonato nacional, e Angélica André (FC Porto), bronze nos Mundiais de 2024 nesta prova, sagrou-se campeã nacional, acabando também em quinta na geral com um tempo de 2:04.15 horas.
Em segundo lugar ficou Mafalda Rosa (Rio Maior), com Mariana Mendes (Sporting) a completar o pódio feminino.
"Espero continuar a trabalhar bem para poder chegar bem aos Jogos Olímpicos Paris2024 e tentar 'vingar-me' do resultado que tive em Tóquio2020. [...] Tentei ir com os rapazes de início ao fim, liderei um pouco a prova para tentar ver como estava. Foi um bom resultado", declarou André, citada pela Federação Portuguesa de Natação.
Na prova masculina, Diogo Cardoso, do Sporting, bateu Francisco Amaral (FC Porto), segundo, e Ricardo Santos (Louzan/Efapel), terceiro, na reta final da corrida, acabando em 2:04.01 horas.
"É a minha primeira vez como campeão absoluto, estou muito feliz. [...] Este resultado é um bom indicador para futuras provas, e os próximos objetivos são a Taça do Mundo e o Europeu", afirmou o vencedor.
Por LusaOs atletas portugueses amealharam um total de seis medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze
Português bateu o máximo dos 100 metros mariposa
Diogo Ribeiro, Miguel Nascimento, João Costa e Camila Rebelo lideram lista
Atleta de 26 anos explica decisão
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Norte-americano tinha 75 anos
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão
Autoridade Tributária entende que comissões pagas pelos clubes a empresários são rendimentos dos jogadores e pretende que estes paguem os impostos. Caso pode provocar terramoto no mercado de transferências