Archie Goodburn, jovem nadador britânico de 23 anos, descobriu há seis semanas, depois das provas de apuramento para os Jogos Olímpicos e Paris, que tem três tumores cerebrais inoperáveis. O jovem atleta, que recebeu pelo Instagram apoio do português Diogo Ribeiro, contou numa publicação nas redes sociais como a sua vida mudou.
"Em dezembro de 2023 o meu treino começou a ser afetado por episódios estranhos. Esses episódios, que inicialmente pensei tratarem-se de enxaquecas hemiplégicas, aconteciam durante os treinos mais intensos. Perdia as forças, ficava com uma sensação de dormência no lado esquerdo, um profundo sentimento de medo, náusea e sensação extrema de 'dejà vu'. Agora sei que eram convulsões", refere Goodburn, que tentou qualificação nos 100 metros bruços.
"Falhei a entrada na equipa olímpica por frações de segundo, acabei em terceiro numa prova em que se apuravam dois. Com a questão do apuramento ultrapassada, procurei investigar o que realmente estava a causar os ataques. E uma ressonância magnética realizada em maio finalmente revelou o que comecei a temer", acrescentou.
O jovem nadador recebeu um diagnóstico chocante e não deixa de temer pelo que pode agora acontecer: "O meu cérebro é o que me faz ser quem sou, é de onde vem a minha personalidade, onde armazeno as minhas memórias e o que me permite sentir emoções. Para ser honesto, além dos receios de falhar, o que mais me aterroriza é a verdadeira natureza do que é um tumor cerebral e a ameaça que representa para a parte vital de mim. Gosto de quem sou e não quero mudar."
Depois, detalhou a doença: "O biopsia revelou um oligodendroglioma, uma forma extremamente rara, incurável e difusa de progressivo cancro no cérebro. Os meus tumores são grandes e infelizmente inoperáveis. O diagnóstico de oligodendroglioma normalmente responde melhor a radioterapia e quimioterapia do que outros tipos de tumores cerebrais. Estes tratamentos tornam o seu crescimento mais lento."
A finalizar, Archie Goodburn deixou uma mensagem de esperança. "Sou jovem, estou em forma, tenho a mais fenomenal rede de apoio de amigos, a melhor família que poderia desejar e uma namorada fantástica ao meu lado. Estou determinado a encarar isto de frente, a manter-se positivo e a continuar a ser o Archie."
Por Isabel DantasOs atletas portugueses amealharam um total de seis medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze
Português bateu o máximo dos 100 metros mariposa
Diogo Ribeiro, Miguel Nascimento, João Costa e Camila Rebelo lideram lista
Atleta de 26 anos explica decisão
Treinador português procura hoje a quarta vitória seguida na Premier League
Galês tinha reforçado o clube em julho
Campeã do mundo sénior em patinagem artística livre, de apenas 17 anos, quer continuar a crescer e a somar títulos
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest
Interrogatório do Sporting-Alverca