Tem 37 anos e passou grande parte da sua vida… de raqueta na mão. Ana Catarina Nogueira, antiga campeã nacional de ténis e internacional pela Seleção da Fed Cup por um recorde de 36 vezes, é incontestavelmente a melhor jogadora portuguesa de padel de sempre e encontrou nesta modalidade um verdadeiro modo de vida.
Atualmente, ‘Nogui’ ocupa o 22º posto do ranking mundial e é a única não espanhola ou argentina entre a elite, o que lhe vale até uma alcunha bem curiosa. "Ser a única não argentina ou espanhola tem direito a levar com uma alcunha, sou a ‘Portu’, quase ninguém me trata pelo meu nome. Aliás, até a minha treinadora, Ana Rita Gomes, é também tratada por ‘Portu’. É giro porque somos bem acolhidas no circuito e há um ótimo espírito de convívio e partilha", confessou a portuense a Record.
Bem integrada entre as melhores do Mundo, ‘Portu’ acredita que pode ainda fazer mais e melhor. "Este ano queria alcançar o top 15 no ranking individual e como duplas queríamos tentar chegar ao 8º lugar. O sonho seria integrar o Masters, competição onde estão as melhores e só entram as 6 primeiras duplas", admite.
Ana Catarina admite que o ‘boom’ do padel no nosso país é positivo, embora tenha noção que a componente lúdica é ainda muito relevante. "O ‘boom’ do padel em Portugal tem vindo já a prolongar-se no tempo por isso acho que é uma modalidade que se irá consolidar-se rapidamente. É claro que a vertente lúdica e de lazer ocupa grande parte da percentagem de praticantes mas temos condições para que surjam cada vez mais jogadores de nível superior. O padel em Portugal ainda tem muita margem para crescer, sobretudo nas camadas mais jovens e na formação. Teremos de ter ainda mais anos de evolução e prática. E também mais divulgação, mais apoios, aparecer mais nos meios de comunicação social para que o público conheça este desporto."
E nada se faz sem trabalho. ‘Nogui’ admite que treina menos horas do que quando era tenista, mas o seu dia passa por uma sessão de treinos de 1 a 2 horas, 1h30 de treino físico e por vezes uma passagem pela clínica Naturalfísio, para uma sessão de fisioterapeuta com Célia Dionísio.
Dupla luso-espanhola cedeu frente às número 2 do ranking, Ariana Sánchez e Paula José Maria
Terá agora pela frente Paula Josémaria e Ariana Sánchez, dupla número 2 do ranking mundial
Miguel e Nuno eliminados frente à dupla número 1 do mundo no Oysho Milano P1
Campeões nacionais triunfam em Milão após... 3 horas e 17 minutos
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos