Gavin van den Berg saltou para a ribalta na primeira metade deste ano quando 'tirou' a Espanha do apuramento para o Mundial'2023. O jogador de origem sul-africano foi inscrito irregularmente pelos espanhóis, que foram sancionados com a perda de 10 pontos (referente a dois jogos com a Holanda) e consequente afastamento da prova - o que, simultaneamente, permitiu a Portugal subir ao terceiro lugar da poule e qualificar-se para a repescagem, fase que ainda está a disputar. Agora, o pilar ressurgiu a atuar pelo... Benfica.
Este sábado de manhã, van den Berg atuou de início pelas águias na partida com o CDUL. De resto, o jogador encontra-se inscrito pelos encarnados na Federação de Rugby, o que é possível atestar numa consulta ao site oficial da competição.
O regulamento de elegibilidade da World Rugby estabelece que um jogador pode tornar-se elegível para representar um país diferente daquele onde nasceu por ascendência familiar ou residindo no novo país durante três anos de forma ininterrupta ou 10 anos alternadamente. Gavin Van der Berg chegou a Espanha em 2018 e estreou-se pelos leones em dezembro de 2021, mas terá interrompido a sua estadia em Espanha entre maio e setembro de 2019 quando, alegadamente, regressou à África do Sul após o final do campeonato espanhol.
Por RecordAldeia alentejana com 80 habitantes faz história
Australiano estava hospitalizado com uma infeção bacteriana desde abril
Galês está de volta à modalidade após experiência falhada na NFL
Portugal perdeu por 106-7, naquele que foi o desaire mais pesado da história da Seleção
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Entrada a todo o gás da equipa dos Emirados na Champions Asiática 2
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Primeiro adversário do Sp. Braga na fase regular da Liga Europa venceu na receção ao Fortuna Sittard