Selecionador de râguebi otimista: «Acredito que vamos numa direção muito boa»

Simon Mannix reage ao sorteio do Austrália'2027 e demonstra otimismo
• Foto: Paulo Calado

A seleção portuguesa de râguebi "está no bom caminho" para ter um bom desempenho nos próximos dois Mundiais, assegurou esta quarta-feira o selecionador Simon Mannix, durante a reação ao sorteio do Austrália'2027, em Oeiras.

"Percebo que algumas pessoas estejam desapontadas com os resultados, mas temos de cuidar dos processos em primeiro lugar. Até esses processos estarem certos, não adianta falar de resultados", começou por lembrar o neozelandês, em conferência de imprensa, no Centro de Alto Rendimento do Jamor.

PUB

Sem se deter, o técnico lembrou que a seleção portuguesa está a passar por "uma renovação completa" e assegurou que, "lentamente, os processos estão a ser corrigidos".

"Acredito que vamos numa direção muito boa. Podemos não estar ao nível que as pessoas pensam que deveríamos estar. Tudo bem. Mas vamos corrigir, vamos trabalhar muito e vamos ser muito competitivos sempre que entrarmos em campo", assegurou o técnico.

Portugal regressou às vitórias em novembro, com triunfos sobre Hong Kong (58-12) e Canadá (33-27), que se seguiram a uma série de quatro derrotas consecutivas, contra Espanha (42-31) e Roménia (21-7), em março, Irlanda (106-7), em julho, naquela que foi a derrota mais pesada de sempre da seleção lusa, e Uruguai (26-8) em novembro.

PUB

Mannix, que assumiu o comando dos Lobos há cerca de um ano e meio, explicou que encontrou "um buraco negro em termos de planeamento e renovação" de jogadores, o que dificultou a renovação do grupo que "perdeu 10 ou 11 jogadores que estiveram no último Mundial", em 2023.

Por isso, questionado sobre se vai continuar a observar e a lançar jogadores ou se, ao invés, este é o momento de fechar o grupo até ao Mundial2027, foi taxativo.

"Fechar o grupo até 2027? Não! Se o fizesse, estaria a trair o râguebi português. O meu papel é fazer com que Portugal consiga competir ao mais alto nível e, para isso, temos de continuar a trazer jovens talentos dos escalões jovens para a equipa sénior", asseverou.

PUB

De resto, "se esse planeamento tivesse sido feito em 2023, tendo 2027 em vista", o técnico acredita que não teria encontrado "este buraco negro em termos de identificação de talentos".

"Alinhar todo esse talento com os nossos atletas que jogam em França, uma boa preparação física e inteligência é o que nos vai levar a competir ao mais alto nível e fazer com que toda a gente tenha orgulho no râguebi português em 2027, ao mesmo tempo que nos preparamos para 2031", comentou Mannix.

Portugal vai defrontar Irlanda, Escócia e Uruguai no Grupo D do Campeonato do Mundo de râguebi Austrália'2027, ditou o sorteio realizado hoje, em Sydney, uma das cidades-sede da competição.

PUB

A seleção portuguesa, 20.ª classificada do ranking mundial da World Rugby, integrava o Pote 4 do sorteio e coube-lhe, em sorte, defrontar Uruguai (14.º), do Pote 3, Escócia (9.ª). do Pote 2, e Irlanda (4.º), do Pote 1.

Há menos de um mês, em 08 de novembro, Portugal perdeu com o Uruguai (26-8), em Lisboa, no primeiro teste de outono deste ano. Em julho, Portugal defrontou pela primeira e única vez a Irlanda, no Estádio Nacional, e sofreu a pior derrota do seu historial (106-7), enquanto há pouco mais de um ano, em novembro de 2024, perdeu na Escócia (59-21).

O próximo Campeonato do Mundo de râguebi disputa-se entre 01 de outubro e 13 de novembro de 2027, na Austrália.

PUB

Nos outros grupos, a Nova Zelândia, finalista da edição anterior, defronta Austrália, Chile e Hong Kong no Grupo A, enquanto a campeã em título, África do Sul, vai medir forças com Itália, Geórgia e Roménia no Grupo B.

Argentina, Fiji, Espanha e Canadá disputam o Grupo C, França, Japão Estados Unidos e Samoa integram o Grupo E e Inglaterra, País de Gales, Tonga e Zimbabué discutem o Grupo F.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Râguebi Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB