O selecionador nacional, Patrice Lagisquet, comentou a vitória histórica de Portugal no Mundial, diante as Ilhas Fiji.
"O que pensei quando o Storti arrancou na jogada do ensaio do Rodrigo Marta? 'Passa a bola'! [Risos] Porque no Europe Championship teve uma situação de cinco contra um e tentou marcar, por isso lesionou-se num cotovelo. Mas era o Rodrigo Marta, eles jogam juntos desde os seis anos, ou algo parecido, talvez por isso lhe tenha dado a bola", começou por dizer o treinador francês.
"O ensaio marcado no final é o ADN desta equipa, do râguebi português. Eles são jogadores muito generosos, com uma grande capacidade de jogar a toda a largura do terreno. O nível dos campeonatos português e francês é incomparável. Mas esta é uma geração dourada, tem jogadores incríveis como o Jerónimo Portela, Raffaele Storti, Rodrigo Marta, o Nuno Sousa Guedes, que é um pouco mais velho, o José Madeira, entre outros, são excecionais", prosseguiu.
"O balanço é o de uma equipa deste nível que progrediu sempre em todos os quatro jogos. Houve lacunas nos primeiros, mas cada vez menos e quando vemos as estatísticas do jogo com a Austrália percebemos que estávamos próximos de conseguir algo muito simpático. Hoje, apesar de alguns erros cometidos, fizemos um jogo ainda mais conseguido. Por isso o balanço é muito positivo. O mais interessante é a progressão que esta equipa teve sempre ao longo dos jogos", observou.
"Lembro-me do primeiro jogo, quando fui com estes miúdos ao Brasil, eles com 18 ou 19 anos... Lembro-me do Simão Bento ao meu lado e de dizer para o Hervé [Durquéty, antigo treinador de avançados da seleção portuguesa] que ele parecia ter 15 anos. Hoje vejo o temperamento e o que são capazes de demonstrar e só posso dizer que esta aventura foi ótima", aplaudiu.
"É preciso não esquecer que tivemos alguma sorte. Tínhamos sido eliminados pela Espanha e depois fomos repescados. Isso permitiu-nos trabalhar seis meses na progressão da equipa e ir buscar a qualificação. Aliás, a capacidade de progressão desta equipa foi a primeira coisa que me marcou neles. Quando começou o primeiro treino e vi que em menos de meia hora compreenderam tudo em termos de passes e largura do jogo que lhes pedia, disse ao Hervé: 'acho que podemos avançar mais rapidamente do que pensávamos'".
Por Record com LusaEncontro realizou-se no Estádio Nacional, em Oeiras
Portugal vencia ao intervalo, mas concedeu reviravolta na 2.ª parte
No Centro de Alto Rendimento do Jamor, em Oeiras
Federação Internacional de Râguebi desqualificou seleção paraguaia por ter alinhado com um jogador inelegível
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Resultado de 3-0 foi construído apenas na 2.ª parte, já nos minutos finais
Vitinha, João Neves, Nuno Mendes, Rodrigo Mora, Deco, Luís Campos e Jorge Mendes também na corrida aos galardões
Anis Kalajdzic terá tentado tirar a própria vida logo após o homicídio, mas sem sucesso
Conjunto de Vincenzo Montella deu pela falta de um relógio e dois anéis
Nikki Seey revela que tentou confrontar Nicolas Ngamaleu antes de o ter apanhado em flagrante com outra mulher