Os remadores Afonso e Dinis Costa apuraram-se esta sexta-feira para a final de domingo dos europeus multidesportivos de Munique, com o segundo lugar na repescagem de double-scull peso ligeiro.
Na pista três, e com apenas duas vagas para a regata das medalhas, os irmãos Costa tinham missão dificil, mas foram sempre em segundo lugar nos pontos intermédios dos 500, 1.000 e 1.500 metros, acabando superados somente pela República Checa, quarta em Tóquio2020 e batendo, pela primeira vez, a Espanha, que tinha sido sétima no Japão.
Portugal terminou a sua prova em 6.53,63 minutos, a 1,81 segundos da República Checa (6.51,82), enquanto a Espanha ficou mais de seis segundos atrás dos lusos, com 6.59,82.
A dupla portuguesa tem como grande meta o apuramento para Paris'2024, que decorre nos Mundiais de 2023.
Portugal esteve representado no remo olímpico em Pequim2008, com o oitavo lugar de Pedro Fraga e Nuno Mendes, que em Londres2012 conquistou o quinto lugar.
Depois do hiato no Rio2016, Pedro Fraga e Afonso Costa devolveram a modalidade aos grandes palcos internacionais em Tóquio2020, com o 13.º lugar.
A segunda edição dos campeonatos Europeus multidesportos está a decorrer em Munique até 21 de agosto e reúne nove modalidades, estando Portugal representado em sete, nomeadamente atletismo, canoagem, ciclismo, ginástica artística, remo, ténis de mesa e triatlo.
Por LusaPlano Nacional de Desenvolvimento do Desporto aprovado até 2036
Afonso Costa e Patrícia Batista perderem com a França na final B
Portugueses eliminaram uma dupla neozelandesa
Afonso Costa e Patrícia Batista são os atuais campeões da Europa de 'double scull' misto
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Num país onde existe centralização, devido à quebra do contrato os belgas poderão não conseguir ver a 16.ª jornada
Nikki Seey volta a 'atacar' o ex-namorado Moumi Ngamaleu, jogador do Dínamo Moscovo que foi apanhado a trair
Selecionador dos Estados Unidos lançou Campeonato do Mundo