Afonso Antunes alcançou, este sábado, um triunfo histórico em Pantín, na Galiza. O jovem surfista, de 21 anos, estreou-se a vencer em provas do WQS após um caminho atribulado rumo ao dia final da prova. Isto porque no heat de estreia, Antunes esteve a somente 5 segundos da eliminação. A partir daí foi sempre a subir até ao triunfo final.
Depois de quase ter sido eliminado de primeira em Pantín, Afonso acabou por aproveitar o balanço de uma onda apanhada nos derradeiros 5 segundos da bateria inaugural da ronda 3, para a qual teve entrada direta, para ter uma caminhada incrível rumo à final. Na altura, o português precisava de uma onda de 4,34 pontos para avançar para a ronda 4, mas foi mesmo em cima do toque da buzina que aproveitou uma oportunidade quase miraculosa para somar 6,33 pontos, que o fizeram vencer o heat e tornar-se imparável nas ondas galegas.
Após a bateria das meias-finais, o speaker português David Prescott, que estava a fazer o webcast do evento, entrevistou Afonso e lembrou-o desta situação, que comprova o quão imprevisível pode ser o surf. O jovem surfista sorriu e lembrou o triunfo da Seleção Nacional de futebol no Euro’2016. "Este percurso lembra-me quando fomos campeões europeus, onde praticamente não ganhámos um jogo em 90 minutos e depois na final e fomos campeões", assentiu o jovem surfista, de 21 anos.
"Ainda nem acredito no que aconteceu", afirmou, mais tarde, após vencer a final. "Estou a tremer. Agradeço a todos os que me apoiaram nestes dois anos em que não competi tanto. Quando cheguei a Pantín não estava a encontrar o ritmo e pranchas para este tipo de ondas. Mas, aos poucos, fui-me encontrando e isso é o melhor deste evento. O meu sonho é chegar ao circuito mundial e vamos continuar a lutar por isso", frisou.
Cenário para a surfista está "muito perto de ser realidade"
Na quarta etapa do circuito Challenger Series, em Ribeira d’Ilhas, Yolanda Hopkins foi 3.ª
Surfistas francesas estão na liderança do ranking do circuito Challenger Series
Portuguesa foi eliminada pela australiana India Robinson nas meias-finais
Publicação do Telstar gerou, naturalmente, muitas reações nas redes sociais
Guarda-redes de 23 anos estreou-se frente ao Sunderland, não sofreu golos e ainda ouviu elogios das bancadas
Candidato a ‘vice’ – com o pelouro das Modalidades – na lista de Noronha Lopes, o ex-basquetebolista salienta que as equipas do Benfica “têm de ganhar mais”
Entrevista ao candidato a ‘vice’-presidente – com o pelouro das Modalidades – na lista de Noronha Lopes
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Dirigente português do Flamengo em entrevista a Record