Portugal vai estar representado por 16 surfistas no Pantín Classic Galicia Pro, evento QS3000 que é a terceira etapa do circuito de qualificação europeu da World Surf League. Depois de Lacanau, em França, onde Mafalda Lopes conquistou a vitória na prova feminina, a armada lusa vai agora competir nas ondas galegas, com 10 representantes masculinos e seis femininas.
Do lado feminina, Constância Simões e Gabriela Dinis competem logo na ronda inaugural, com Mafalda Lopes, Kika Veselko, Carolina Mendes e Teresa Bonvalot a conseguirem entrada direta para a ronda 3, em virtude de terem estatuto de cabeças-de-série.
Já na prova masculina não há qualquer português na primeira e segunda ronda. Os primeiros surfistas lusos a competirem vão ser Francisco Almeida, Matias Canhoto, Luís Perloiro, João Mendonça, Martim Nunes e João Roque Pinho, que tiveram entrada direta para a ronda 3.
Depois, em virtude de serem top seeds, Afonso Antunes, Guilherme Ribeiro, Francisco Ordonhas e Joaquim Chaves apenas entram em ação na ronda 4.
Esta é uma etapa com pontos importantes em jogo, que contam para o ranking europeu, que define as vagas de acesso ao circuito Challenger Series 2025, que, por sua vez, define as vagas para o circuito mundial do ano seguinte.
Após duas etapas realizadas, Guilherme Ribeiro, no 23.º lugar, é o melhor português no ranking masculino, enquanto do lado feminino, Mafalda Lopes surge na 4.ª posição, tendo disputado apenas uma das duas etapas já realizadas.
O Pantín Classic Galicia Pro tem um período de espera que vai desta terça-feira até domingo, dia 1 de Setembro.
Por João Vasco Nunes