Numa altura em que o circuito mundial está prestes a arrancar no hemisfério norte, com a primeira etapa (Pe’ahi Challenge - Hawai) em alerta verde para começar sexta-feira e uma ondulação prevista com ondas de mais de 10 metros, os wildcards portugueses preparam-se com afinco para a disputa da Bolsa 'EDP Tour’, que irá entregar um prémio no valor de 2 mil euros ao surfista melhor classificado no Nazaré Challenge: João de Macedo, António Silva, Nicolau Von Rupp, Alex Botelho e Hugo Vau.
A preparação passa também por treino de apneia, essencial para enfrentar os momentos em que se fica debaixo de água, à espera que a onda passe. O surf de ondas grandes requer um esforço extra no que diz respeito à respiração, como explica Alex Botelho. "Além do mergulho, faço um regime de treino diário, mais focado em apneia de esforço e pilates, que posso também aplicar em outras modalidades que esteja a praticar", refere
António Silva, tem por esta altura "uma rotina de ginásio, piscina e caça submarina. Quando a ondulação é grande, o treino é complementado com o surf".
Nic Von Rupp foi uma presença no capitulo Perfeito, evento de ondas perfeitas que decorreu na praia do Norte a 31 de outubro. "Os recordes de mota de água foram todos quebrados e agora o ultimo desafio é tentar surfar as maiores ondas do mundo na remada, o que é muito mais dificil. Temos de estar na zona de impacto constantemente, arriscamo-nos a levar com ondas maiores na cabeça", explica.
"O treino funcional é o treino do corpo nas diversas formas em que é suposto se movimentar, actividades normais do dia a dia e desportivas e previne lesões, tal como ajuda na performance", acrescenta João Macedo. "Toda a equipa participa ainda nos treinos de apneia da equipa coordenada pelo João Parrissot (Wave Crushers Training System) que são uma mais valia para qualquer treino de inverno", diz.
O período de espera para o Nazaré Challenge decorre até 28 de fevereiro, sendo a chamada oficial dada pela WSL (World Surf League), o que poderá acontecer quando a próxima ondulação com as condições perfeitas chegar à nossa costa.
Cenário para a surfista está "muito perto de ser realidade"
Na quarta etapa do circuito Challenger Series, em Ribeira d’Ilhas, Yolanda Hopkins foi 3.ª
Surfistas francesas estão na liderança do ranking do circuito Challenger Series
Portuguesa foi eliminada pela australiana India Robinson nas meias-finais
Ivan Klasnic, atualmente com 45 anos, já foi submetido a três transplantes de rins
Histórico treinador de 69 anos travava uma batalha contra o cancro da próstata
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
Ponta-de-lança Bjorn Kristensen, nascido na Noruega, foi a grande figura do encontro com um póquer