O jovem surfista português Francisco Ordonhas sagrou-se, este sábado, campeão do Pro Junior Razo, na Corunha, que é a penúltima etapa do circuito europeu da categoria. Na prova feminina, a armada lusa também esteve em destaque, com Maria Dias a ser vice-campeã.
Num dia final com cinco portugueses em ação na prova galega, apenas Ordonhas, campeão europeu júnior em título, e Maria Dias conseguiram vagas nas finais, com João Mendonça e Maria Salgado a terminarem ambos na 5.ª posição e Mário Leopoldo no 7.º posto final.
Nos heat decisivo da prova masculina, Ordonhas somou 13,33 pontos e não deu hipóteses à concorrência espanhola, com Alfonso Suarez a fechar no 2.º posto, Eder Fuentes no 3.º e Conor Donegan dos Santos no 4.º lugar.
No lado feminino, Maria Dias chegou a estar no primeiro posto até à reta final da bateria, mas viu a espanhola e líder do ranking europeu júnior Carla Morera de la Vall virar a final já perto do fim. A jovem surfista da Costa de Caparica ficou a somente 0,14 pontos do título, com a espanhola Enara Palacios a fechar no 3.º posto e a francesa Lilou Rumiel a ser 4.ª classificada.
Nas contas do ranking, Maria Salgado manteve a 2.ª posição da hierarquia feminina, enquanto Maria Dias é agora 5.ª classificada, com Lua Escudeira logo atrás, no 6.º posto. No ranking masculino, Francisco Ordonhas subiu ao 3.º posto e manteve-se dentro da luta pela revalidação do título europeu júnior, enquanto João Mendonça desceu da vice-liderança para o 5.º lugar.
O Pro Junior europeu vai decidir-se em novembro, com a etapa final a acontecer em Taghazout, Marrocos. É lá que se vão decidir os campeões europeus da categoria e também as duas vagas masculinas e femininas para o Mundial júnior da WSL.
Por João Vasco NunesMaria Dias foi vice-campeã na prova feminina
Ericeira vai ser palco de etapa importante para as contas do circuito Challenger Series
Federação Portuguesa de Surf destacou o "título histórico" para Portugal
Portuguesa ficou a somente 1 ponto da medalha de ouro em El Salvador
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos
Publicação francesa deu conta das pontuações finais do prémio
Declaração do chileno foi partilhada e alemão não tardou a reagir
Espanhol vai pendurar as chuteiras aos 37 anos
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido
Espanhol batalha há vários anos com uma lesão no joelho