Os portugueses Guilherme Ribeiro e Mafalda Lopes qualificaram-se hoje para as segundas rondas do Balito Pro, da terceira etapa do circuito Challenger Series de surf, na África do Sul.
Com o segundo lugar na quarta bateria, com 10,77 pontos (5,5 e 5,27), ficando apenas atrás do brasileiro Rafael Teixeira (12,74), Guilherme Ribeiro avançou para a segunda ronda, fase em que vai defrontar Samuel Pupo, Kauli Vaast e Dakoda Walters.
Guilherme Ribeiro juntou-se nesta eliminatória a Frederico Morais, que teve acesso direto à segunda ronda e vai enfrentar, no quinto 'heat' Nat Young, Lucas Silveira e Kai Odriozola.
Menos sorte teve o campeão nacional, Joaquim Chaves, que foi eliminado, ao somar 5,86 pontos (3,33 e 2,53), terminando o campeonato entre os 73.ºs classificados.
No setor feminino, Mafalda Lopes também se qualificou para a segunda ronda, ao vencer o sexto 'heat' da eliminatória de estreia, com 12,63 (5,63 e 7), e vai defrontar, novamente na sexta bateria, a sua compatriota Teresa Bonvalot, Bronte Macaulay e Tessa Thyssen.
Depois, no oitavo 'heat', é a vez de Francisca Veselko entrar em competição, frente a Luana Silva, Leilani McGonagle e Anon Matsuoka.
Pelo caminho ficou Yolanda Hopkins, que terminou no quarto e último lugar a primeira bateria do campeonato, com 8,43 pontos (3,33 e 5,1), concluindo a competição sul-africana entre as 41.ª posicionadas.
O período de espera do Balito Pro, da terceira etapa do Challenger Series, prolonga-se até segunda-feira.
Federação Portuguesa de Surf destacou o "título histórico" para Portugal
Portuguesa ficou a somente 1 ponto da medalha de ouro em El Salvador
Afonso Antunes foi afastado ao ficar na 3.ª posição do sétimo 'heat' da quarta fase da série de repescagem
Francisca Veselko, Yolanda Hopkins, Frederico Morais e Guilherme Ribeiro
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Extremo do PSG vence, médio fica em 3.º, lateral em 10.º e João Neves ficou em 19.º
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Lamine Yamal venceu o prémio do melhor sub-21 pelo segundo ano seguido
Cantora argentina deixou mensagem nas redes sociais