Kika Veselko foi, este domingo, derrotada na ronda inaugural do MEO Rip Curl Pro Portugal, que retomou na praia do Molhe Leste, uns metros a Norte de Supertubos. A campeã nacional e wildcard desta que é a terceira etapa do circuito mundial de 2024, esteve perto de carimbar a passagem direta à ronda 3, mas acabou por cair para a repescagem por apenas 0,16 pontos.
Após um início mais tremido, Kika conseguiu responder da melhor forma ao conseguir a melhor onda da bateria, com 5,90 pontos, deixando a campeã mundial em título, a norte-americana Caroline Marks, em situação delicada na bateria. Marks conseguiu depois uma nota de 6 pontos para subir à liderança. Nos últimos minutos, a surfista portuguesa precisava de apenas 2,93 pontos, mas um erro acabou por impedir a subida à segunda posição, que ficou para a havaiana Gabriela Bryan.
"Foi incrível estrear-me no World Tour", começou por dizer Kika, após o final da bateria. "Nas duas primeiras ondas nem sentia as pernas com tanta ansiedade. Mas, depois, consegui uma boa onda. Ainda assim, faltou-me um backup. Felizmente, ainda vou ter mais uma oportunidade. Vou tentar afinar as coisas para a próxima ronda", garantiu a jovem surfista, de 20 anos.
Kika deverá voltar a competir ainda hoje no primeiro dos dois heats que compõem a repescagem feminina. A campeã nacional já sabe que vai ter a companhia da norte-americana Caitlin Simmers, campeã em título da etapa portuguesa, e ainda de outra surfista a definir.
Nas baterias já disputadas esta manhã, destaque para o triunfo da havaiana Bettylou Sakura Johnson no heat 4, logo após a disputa que envolveu Kika Veselko. Johnson somou 14,03 pontos e deu espetáculo nas ondas do Molhe Leste.
A organização prevê que a prova avance ao longo do dia, com a prova feminina a estar no centro das atenções. Além da ronda inaugural, deverá acontecer a repescagem e ainda os oitavos-de-final, mais ao final da tarde. Pelo meio, deverá acontecer igualmente a repescagem masculina, onde estará em prova o campeão nacional Joaquim Chaves, que se vai tentar juntar a Frederico Morais e ao wildcard local Matias Canhoto na ronda 3.
Por João Vasco NunesPrimeira portuguesa a qualificar-se para a competição
Surfista portuguesa não esconde a felicidade pela conquista do Saquarema Pro
Primeira vitória da carreira no circuito Challenger Series
A olímpica portuguesa afastou a experiente australiana Sally Fitzgibbons, ex-top mundial
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Lateral do Estrasburgo em destaque na Ligue 1
João Pedro Cruz conquistou a medalha de bronze