Maria Salgado está a postos para competir pelo título mundial júnior de surf da World Surf League (WSL), que se vai disputar a partir deste domingo em San Juan, nas Filipinas. A campeã europeia e nacional da categoria já conhece as adversárias que vai ter pela frente na ronda inaugural.
A jovem surfista de Santa Cruz, de 19 anos, está inserida no heat 3 da ronda inaugural feminina, onde vai medir forças com a peruana Arena Rodriguez e a filipina Cathleya Casals, que foi uma das jovens locais a receber um convite da organização para enfrentar os melhores juniores do Mundo.
As vencedoras das oito baterias da ronda inaugural garantem a passagem direta aos oitavos-de-final do Mundial, enquanto as segundas e terceiras vão ter de disputar uma ronda de repescagem para tentar uma vaga entre as 16 finalistas deste evento.
A primeira chamada está marcada para este domingo, pelas 8 horas locais – meia noite em Portugal Continental. A ação pode decorrer já esta madrugada, dependendo das condições do mar. O período de espera do Mundial Júnior prolonga-se até 18 de janeiro.
Maria Salgado foi a única surfista portuguesa a conseguir a qualificação para esta prova, onde no ano passado esteve presente o campeão europeu Francisco Ordonhas. No historial desta prova Portugal já conta com dois vencedores: Vasco Ribeiro, em 2014, e Francisca Veselko, em 2023.
Prova vai decorrer nas Filipinas a partir deste domingo
Evento foi apresentado esta quinta-feira
Competição de ondas gigantes da Liga Mundial de Surf só teve uma sessão
Prova vai ter início pelas 9 horas na Praia do Norte
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador português 'apanhado' no Aeroporto Humberto Delgado
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador está a ser associado em Inglaterra à sucessão de José Mourinho no Benfica
Avançado italiano vai atuar no Al Ittifaq
Jonjo Shelvey, antigo médio do Liverpool, estava sozinho e queria passar o tempo