Seis surfistas portugueses estão a postos para iniciar, a partir desta terça-feira, a participação no Lexus US Open of Surfing, a quarta de seis etapas do circuito Challenger Series 2024, que define as vagas de acesso ao circuito mundial de 2025. Na prova masculina, Portugal estará representado por Frederico Morais e Guilherme Ribeiro, enquanto do lado feminino a armada lusa contará com a presença de Francisca Veselko, Mafalda Lopes, Teresa Bonvalot e Yolanda Hopkins, com as duas últimas a terem representado Portugal na prova olímpica de surf de Paris’2024, que decorreu em Teahupoo, no Taiti.
Depois de um arranque de temporada aquém do esperado, os surfistas portugueses terão de enfrentar a ronda inaugural desta etapa, com exceção de Yolanda Hopkins, que foi a única a ter estatuto de cabeça de série e a garantir a entrada direta para a ronda 2 feminina da prova norte-americana. Isto porque é a melhor portuguesa do ranking, ocupando atualmente o 13.º posto de um ranking que qualifica as cinco primeiras para o World Tour 2025.
Dessa forma, Yolanda sabe apenas que estará no heat 5 da ronda 2 feminina, onde terá a companhia da norte-americana Lakey Peterson, que já tem vaga assegurada no Tour do próximo ano em virtude de ter recebido um wildcard, após ter sido a primeira surfista a ficar de fora do top 10 no corte a meio da presente temporada, e mais duas surfistas vindas da ronda inaugural.
Na ronda inaugural, Francisca Veselko (19.ª do ranking) e Mafalda Lopes (50.ª) vão estar juntas no heat 3, onde terão de medir forças com a basca Ariane Ochoa e a japonesa Nanaho Tsuzuki. Já Teresa Bonvalot (16.ª) vai competir no heat 5, frente à brasileira Laura Raupp, à japonesa Minami Nonaka e à norte-americana Sara Freyre.
Na prova masculina, Guilherme Ribeiro vai ser o primeiro português em ação, estando no heat 2, onde vai defrontar o japonês Riaru Ito, o norte-americano Owen Moss e o australiano Tully Wylie. Por fim, Frederico Morais compete logo no heat seguinte, onde terá a companhia dos havaianos Shion Crawford e Kai Martin e do francês Jorgann Couzinet.
O período de espera do US Open of Surfing estende-se até domingo, sendo esta uma etapa muito importante nas contas do ranking. Depois da Califórnia, o circuito irá passar pela Ericeira, em Portugal, de 29 de setembro a 6 de outubro, para terminar, depois, em Saquarema, no Brasil, entre 12 e 20 de outubro.
Por João Vasco NunesO surfista, de 20 anos, é o novo campeão português de surf
Beneficiando da combinação de resultados na última etapa do circuito português
Foco competitivo na atribuição do título masculino
Primeira portuguesa a qualificar-se para a competição
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Antigo médio do Benfica já deixou de ser representado por Juan Pablo Rossi
Rui e Afonso Loja julgados por ofensas à integridade física, avança o JN
Médio, de 37 anos, retirou-se da seleção belga depois de deixar de ser convocado pelo então selecionador da Bélgica
Após mais de uma década de Alcochete, o treinador, de 36 anos, junta-se a Hugo Viana nos citizens
Defesa da Salernitana foi condenado por violência doméstica em 2021