O dia inaugural do EDP Ericeira Pro, quarta de sete etapas do circuito Challenger Series 2025, não foi positivo para a armada lusa presente na prova que se disputa nas ondas de Ribeira d’Ilhas. Dos oito surfistas portugueses presentes na Ericeira, cinco deles estiveram em ação e quatro já ficaram pelo caminho.
A ação abriu com a prova masculina e com um triunfo de Frederico Morais no heat inaugural da ronda 1 masculina. Foi já na reta final da bateria, que Kikas conseguiu subir para a liderança, acabando por vencer a concorrência com um score de 10,67, contra 10,23 do norte-americano Ryan Huckabee, 9,73 do neozelandês Billy Stairmand e 6,77 do australiano Taj Stokes.
Depois disso, os wildcards Joaquim Chaves e Guilherme Ribeiro foram eliminados, após ficarem ambos no último posto dos heats 4 e 5, respetivamente. Mas Afonso Antunes fechou a ronda com novo triunfo, após somar 12,30 pontos, contra 12,23 do australiano Tully Wylie, 11,86 do barbadense Josh Burke e 10,40 do brasileiro Igor Moraes.
Ao final do dia, a ronda 2 masculina foi para a água e Frederico Morais acabou por ser eliminado no heat 1, com 10,54 pontos, à frente do costarriquenho Carlos Muñoz (10,46), mas superado pelo australiano George Pittar (12,87) e pelo norte-americano Nolan Rapoza (12,74).
Dessa forma, a representação portuguesa na prova masculina fica entregue apenas a Afonso Antunes, que ainda não competiu na ronda 2, devendo fazê-lo esta terça-feira. Afonso está inserido no heat 15, onde tem pela frente o japonês Hiroto Ohhara, o australiano Morgan Cibilic e o sul-africano Adin Masencamp.
Na prova feminina foi disputada a primeira ronda, onde apenas a wildcard Camila Cardoso esteve em ação. Com somente 4,83 pontos, Camila foi eliminada numa bateria vencida pela jovem francesa Tya Zebrowski, de apenas 14 anos, que é a atual líder do ranking deste circuito. Zebrowski somou 13,26 pontos, numa das melhores performances do dia.
Yolanda Hopkins, atual vice-líder do ranking, Francisca Veselko (5.ª) e Teresa Bonvalot (6.ª) tiveram entrada direta para a ronda 2 e já conhecem as adversárias que vão enfrentar nessa fase. Teresa está no heat 3, com a japonesa Amuro Tsuzuki, a israelita Anat Lelior e a espanhola Janire Gonzalez Etxabarri.
No heat 4 é a vez de Kika Veselko defrontar a francesa Tessa Thyssen, a alemã Noah Klapp e a costarriquenha Leilani McGonagle. Por fim, no heat 6, Yolanda Hopkins vai medir forças com a sul-africana Sarah Baum, a havaiana Eweleiula Wong e a peruana Daniella Rosas. Em jogo estará a passagem aos oitavos-de-final da prova portuguesa.
Frederico Morais, Guilherme Ribeiro, Joaquim Chaves e Camila Cardoso já não estão em prova
Portugueses já conhecem adversários nas rondas iniciais
Maria Dias foi vice-campeã na prova feminina
Ericeira vai ser palco de etapa importante para as contas do circuito Challenger Series
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido
Atacante já marcou 2 golos pelo Radomiak Radom de João Henriques