O surfista Carlos Burle relatou, em entrevista ao portal 'UOL', como foi passar por um dos maiores sustos da vida no mar da Nazaré. Na passada quarta-feira, o brasileiro foi 'engolido' por uma onda gigante e, depois de largos segundos debaixo do mar sem conseguir respirar, foi resgatado numa operação complexa, onde as equipas chegaram mesmo a ter de recuar fruto da violência da corrente.
"Foi o meu pior 'caldo', de certeza. Nunca senti tanta vontade de respirar. Perdes muito oxigénio. O corpo aciona [o botão de] emergência, ficas em modo sobrevivência. Mas consegui responder a tudo. Quando o Lucas [da equipa de resgate] me perguntou como estava, respondi 'estou mal, leva-me até à praia'", começou por lembrar Burle, de 58 anos.
O brasileiro, já muito experiente no mar, foi assistido pelas equipas de emergência e submetido, mais tarde, a exames no hospital que confirmaram que estava bem: "Fui muito até ao fundo [do mar]. A pressão da profundidade nos pulmões, juntamente com o colete e todas aquelas roupas de borracha, dificultou muito a minha respiração. Quando subi, nem tive tempo para recuperar. Levei logo com outra onda. Lembro-me de tudo, mas houve momentos [durante o resgate] em que, pela falta de energia, não consegui acompanhar. Nunca senti tanta vontade de respirar. Depois de me tirarem o colete na praia, parecia que tinha nascido novamente. O meu pulmão estava tão apertado que queria respirar e não conseguia. É uma sensação muito má", relatou ainda.
Ainda assim, Burle garante que não pretende parar por aqui: "O meu sonho é este. Ver a nova geração a fazer surf, poder passar essa experiência... Hoje são eles que cuidam de mim. Faria tudo de novo. Até saí de lá com saudade...".
Em Tóquio'2020, Portugal contou com duas representantes no quadro feminino
Evento especial de tubos vai internacionalizar-se em 2026
Portuguesa vai fazer a estreia no Circuito Mundial de surf
Surfista de Carcavelos em entrevista ao nosso jornal
Treinador português deixa Teerão com o clube no 3.º lugar a um ponto do líder
Derrota do AZ Alkmaar, único representante da Holanda, no playoff da Liga Conferência, facilita vida ao nosso país
Guarda-redes costa-riquenho lembra, em entrevista ao 'AS', quando "o dinheiro não chegava" no início da carreira
Campeão europeu por Portugal chega a custo zero e assina contrato até junho de 2027
Argentina recuperou da lesão e está apto para defrontar o LA FC de Son e Eustáquio
Líder da FIFA esteve no 'Conselho da Paz' e poderá ter violado o dever de neutralidade