A tenista russa Daria Kasatkina, assumidamente homossexual e crítica quanto à invasão da Ucrânia, naturalizou-se australiana, justificando-o com o facto de as autoridades do seu país reprimirem a comunidade LGBT.
"Estou muito feliz por começar este novo capítulo na minha vida. Com tudo o que está a acontecer no meu país anterior, não tive muitas opções. Para mim, sendo abertamente homossexual, se quero ser eu mesma, tenho que dar este passo", explicou Kasatkina.
A atual número 12 do ranking mundial, mas que já foi a oitava jogadora da hierarquia, competiu nos dois últimos anos sob bandeira neutra devido às limitações impostas aos desportistas russos após a invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022.
Além da sua orientação sexual, o facto de ter criticado a invasão da Ucrânia fez com que um político russo tenha sugerido a inclusão de Kasatkinia na lista de espiões inimigos, à semelhança da cantora Zemfira, que fugiu do país em 2022, e que foi considerada "agente estrangeira", face à sua opinião crítica.
Daria Kasatkina, de 27 anos, nascida em Tolyatti, tem vivido no Dubai e não visita a Rússia há mais de dois anos.
"É uma sensação diferente, mas estou muito emocionada. Tenho de habituar-me. Contudo, estou muito feliz por começar este novo capítulo da minha vida a representar a Austrália nos maiores palcos de ténis do mundo", disse.
O torneio de Charleston, nos Estados Unidos, é o primeiro no qual compete enquanto australiana.
Por LusaPortuguês celebram numa prova disputada em Heraklion, na Grécia
Lituano venceu em três partidas
Afastou o italiano Stefano Travaglia em três sets
Jogador do Benfica foi presença assídua esta semana no CIF
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido
Atacante já marcou 2 golos pelo Radomiak Radom de João Henriques