As seleções da Suécia, da Croácia e da França estrearam-se esta quinta-feira com vitórias nas Finais da Taça Davis em ténis, que estão a decorrer em simultâneo em Madrid, Innsbruck, na Áustria, e Turim, em Itália.
A seleção sueca conquistou, na capital espanhola, o primeiro ponto da eliminatória frente ao Canadá, graças ao triunfo de Elias Ymer diante Steven Diez, por 6-4 e 6-2, antes do irmão Mikael Ymer seguir as suas pisadas ante o vice-campeão de 2019, Vasek Pospisil, por duplo 6-4.
Depois do domínio nos dois encontros de singulares, referentes ao Grupo B, os nórdicos Andre Goransson e Robert Lindstedt ainda superaram Pospisil e Brayden Schnur, do Canadá, desfalcado dos seus melhores jogadores, Denis Shapovalov e Felix Auger-Aliassime, em dois 'sets', com os parciais de 7-6 (5) e 6-4.
Já na cidade italiana de Turim foi a Croácia a levar a melhor frente à Austrália, também por 3-0 e a garantir a liderança do Grupo D, que conta também com a seleção da Hungria.
Borna Gojo disputou o primeiro singular e bateu Alexei Popyrin, em dois parciais, por 7-6 (5) e 7-5, ao passo que Marin Cilic, campeão em 2018, ultrapassou em três renhidas partidas o australiano Alex De Minaur, por 6-1, 5-7 e 6-4.
No duelo de pares, os atuais líderes do ranking ATP Tour, Mate Pavic (1.º) e Nikola Mektic (2.º), derrotaram De Minaur e John Peers, por 6-3 e 6-1, e confirmaram o terceiro ponto no duelo de abertura no Pala Alpitour Arena, em Turim, onde vão jogar igualmente a Itália, Estados Unidos e a Colômbia, todas no Grupo E.
O desafio inaugural no Olympia-Halle, na Áustria, só ficou decidido no terceiro encontro e acabou com o triunfo da França sobre a República Checa, por 2-1, pontuável para o Grupo C, que inclui ainda a Grã-Bretanha.
Richard Gasquet perdeu com Tomas Machac pelos parciais de 7-6 (3) e 6-2, mas viu Adrian Mannarino repor a igualdade no marcador entre a equipa gaulesa e a congénere checa, ao impor-se a Jiri Vesely, por 7-6 (1), 4-6 e 6-2.
O ponto decisivo foi alcançado por Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut frente a Machac e Jiri Lehecka, ao cabo de três equilibradas partidas por 3-6, 6-4 e 6-3, ao fim de duas horas e cinco minutos.
O dia ficou ainda marcado pelo teste positivo ao espanhol Carlos Alcaraz, que assim desfalca a sua seleção.
Por LusaEspanhol derrota o norte-americano Taylor Fritz
Espanhol qualificou-se para a final do ATP 500 de Tóquio
Português celebram numa prova disputada em Heraklion, na Grécia
Lituano venceu em três partidas
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026