A número um do mundo, Aryna Sabalenka, derrotou esta terça-feira a norte-americana Iva Jovic - 27.ª aos 18 anos - em dois parciais, nos quartos de final do Open da Austrália, seguindo para as meias-finais.
A bielorrussa de 27 anos, duas vezes vencedora em Melbourne (2023, 2024) e finalista no ano passado, superou o duelo em uma hora e 29 minutos, triunfando por 6-3 e 6-0.
Sabalenka começou melhor face a Jovic, que se estava a estrear em quartos de final de um major, e venceu os primeiros três jogos, vantagem que defendeu para conquistar em 6-3 o primeiro set, que demorou praticamente uma hora.
O segundo parcial foi muito mais rápido, com a norte-americana a não vencer nem um jogo de serviço, permitindo à líder do ranking mundial impor-se de forma categórica, por 6-0.
Jovic foi uma das surpresas da edição deste ano do Open da Austrália, tendo eliminado a italiana Jasmine Paolini (oitava do mundo), finalista de Roland Garros e Wimbledon em 2024, na terceira ronda.
Nas meias-finais do primeiro torneio do Grand Slam da temporada, marcadas para quinta-feira, Sabalenka vai enfrentar a vencedora do confronto de hoje entre outra norte-americana, a número três do mundo Coco Gauff, e a ucraniana Elina Svitolina (12.ª do ranking da WTA).
Por LusaDepois de vencer o norte-americano Learner Tien
Bielorrussa superou o duelo em uma hora e 29 minutos, triunfando por 6-3 e 6-0
Tenista polaca precisou de apenas um hora e 13 minutos para afastar Maddison Inglis
Italiano vai defrontar vencedor do encontro entre Ben Shelton e Casper Ruud
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Alex Honnold garante que foi "pago pelo espetáculo" e assume que, se tivesse a oportunidade, escalaria o Taipei 101... de graça
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Treinador espanhol defende-se, explicando que utilização da Inteligência Artificial nos russos do FC Sochi nunca teve que ver com "decisões desportivas"
Autoridades estão à procura dos responsáveis
Última jornada da fase de liga da Champions disputa-se quarta-feira