O português Sérgio Marques perdeu o título de campeão do mundo de 'ironman' de 2019 para triatletas entre os 35 e os 39 anos, depois de ter sido desclassificado, informou esta segunda-feira a Federação Portuguesa de Triatlo (FPT).
Em 13 de outubro, em Kailua-Kona, no Havai, Sérgio Marques tinha sido o mais rápido entre todos os atletas inscritos em grupos de idade e o 30.º entre todos os atletas, mas agora acabou por ser desclassificado.
De acordo com a FPT, Sérgio Marques acabou por ser desclassificado devido a um erro administrativo, uma vez que foi inscrito como profissional no Ironman 70.3 Cascais, o que o impedia de atuar no Mundial por idades, destinado a amadores.
"Apesar de todo o esforço empreendido pelo atleta e pela Federação de Triatlo de Portugal para manter o título junto da World Triathlon Corporation, não foi possível reverter a situação", lê-se no comunicado do organismo, que lembra que "desde 2017 que o atleta Sérgio Marques prescindiu da licença profissional de Ironman".
Lembrando que Sérgio Marques "foi homenageado com o prémio de carreira, no 30.º aniversário da Federação de Triatlo de Portugal", o organismo diz que a sua nomeação para o prémio de personalidade do ano para a Gala da Confederação de Desporto de Portugal "não pode ser desacreditada por pormenores administrativos".
Madalena Amaral Almeida terminou em 22.º a prova ganha pela austríaca Carina Reicht (57.58)
Triatleta português cumpriu a prova na China em 01:41.17 horas
Português terminou a prova em 1:46.13 horas. Suíço Max Studer sagrou-se campeão
Corrida foi ganha pela belga Jolien Vermeylen
Ex-Sporting esteve "desaparecido desde o primeiro minuto" no jogo com a Suíça
Antigo internacional inglês escreveu um livro sobre a carreira
Avançado do Sporting foi titular, médio do Benfica entrou para os minutos finais
Francês não orienta uma equipa desde 2021, quando saiu do Real Madrid
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional