Vasco Vilaça é a maior esperança portuguesa no Mundial da Austrália

Vasco Vilaça e João Nuno Batista competem no Mundial de triatlo em Wollongong, Austrália
• Foto: Getty Images

Vasco Vilaça é a maior esperança portuguesa numa medalha nos Mundiais de triatlo, que vão decorrer em Wollongong, Austrália, com estreia na quinta-feira, dia em que o sub-23 João Nuno Batista pode surpreender com o pódio.

Terceiro do ranking mundial, Vasco Vilaça tem ainda uma esperança de chegar ao título, sabendo, de antemão, das dificuldades: precisa vencer e esperar que o líder do campeonato, o australiano Matthew Hauser, que tem dominado claramente a época, não atinja o pódio.

PUB

As finalíssimas das elites, que valem o dobro dos pontos, são as únicas competições a decidir-se por ranking, enquanto nos sub-23, juniores e paratriatlo os pódios traduzem diretamente o desempenho em prova.

Campeão do Mundo júnior em 2017 e sub-23 em 2021, o australiano Mattwew Hauser tem dominado a época, vencendo três das cinco etapas disputadas até agora, apresentando-se com 3.000 pontos.

Ainda com hipótese de ganhar, o brasileiro Miguel Hidalgo chega com dois pódios nas derradeiras etapas e um acumulado de 2.780 pontos, apenas mais cinco do que Vasco Vilaça, vice-campeão do Mundo em 2020, e que soma três segundos lugares este ano.

PUB

Ricardo Batista, sexto em Paris'2024, surge na 11.ª posição, com 1.670 pontos, enquanto Miguel Tiago Silva é 34.º, com 906.

No evento feminino, compete somente Maria Tomé, 11.ª em Paris, que segue em 19.º do ranking, com 1.354 pontos, distante da dupla que lidera ex-aequo, a francesa Cassandre Beaugrand e a britânica Beth Potter, ambas com 2.925.

Nas restantes provas, João Nuno Batista tem a possibilidade do seu primeiro pódio em sub-23, depois de ter sido duas vice-campeão do Mundo júnior em Quarteira, em 2021, durante a covid-19, e campeão posteriormente, em 2023, em Hamburgo, Alemanha.

PUB

No paratriatlo, Filipe Marques tem também aspirações a medalha, depois de ter sido quarto nos Jogos Paralímpicos Paris'2024.

Programa dos portugueses (horas de Lisboa):
- Sub-23:
Quinta-feira, 16 out:
03:15 João Nuno Batista
06:15 Inês Rico

- Juniores:
Sexta-feira, 17 out:
04:15 Tomás Figueiredo
06:15 Cassilda Carvalho

- Paratriatlo:
Sábado, 18 out:
00:00 Filipe Marques (PTS5)

- Elites (finalíssima):
Domingo, 19 out:
04:00 - Maria Tomé 
07:00 - Vasco Vilaça, Ricardo Batista e Miguel Tiago Silva

Por Lusa
Deixe o seu comentário
PUB
PUB
PUB
PUB
Ultimas de Triatlo Notícias
Notícias Mais Vistas
PUB