Os velejadores Francisco Uva e Duarte Reis garantiram esta quarta-feira um lugar na frota de ouro nos Europeus juniores da classe 470, em jornada discreta para a seleção portuguesa em Leça da Palmeira nas classes 420 Open e 420 sub-17.
Apesar de um dia menos positivo, já que os atletas baixaram de sétimos para 16.º em Matosinhos, Francisco Uva e Duarte Reis garantiram uma posição na primeira metade da competição que conta com 49 embarcações, pelo que continuam na luta pelas medalhas.
Com dois 11.º e um 15.º, a dupla lusa soma agora 32 pontos numa classificação que continua a ser liderado pelos franceses Lomane Valade e Julien Bunel, com somente cinco, vencendo duas das três regatas do dia.
Numa classe que vai até aos 21 anos, Teresa Quartin e Rita Borges caíram nove posições, para 44.º, com 79 pontos, não atingindo o objetivo que se afigurava difícil.
Em 420 Open e em 420 sub-17 realizaram-se apenas duas regatas, sendo que na quinta-feira haverá mais duas de classificação e só depois se saberá quem avança para a frota de ouro.
Com velejadores até aos 19 anos, na classe 420 Open, que reúne 128 barcos, Tiago Santos e Manuel Sêncio continuam a ser os melhores entre as oito tripulações nacionais, porém caíram oito posições, para 33.º, com 32 pontos, distantes dos brasileiros Said Royo e Bernardo Oliveira, comandantes, com quatro pontos.
Em 420 sub-17, entre os oito barcos portuguesas em prova num universo de 77, a melhor é a que junta Tomás Pacheco e Manuel Rocha, 12.º, com 20 pontos, em evento liderado pelos italianos Nicolas Margaria e Edoardo Cavero, com quatro.
Por LusaO irmão Tomás Pires de Lima segue em 16.º na Sardenha
Formação do CN Cascais conquistou em destaque na Bélgica
Portuguesa integrada no conjunto francês da Paprec Arkéa
Já Lourenço Mateus terminou competição no 37.º posto
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português