O velejador Eduardo Marques terminou esta sexta-feira o Europeu de ILCA 7 na oitava posição, num dia de ventos inconstantes que destronou o trio que estava no pódio provisório, incluindo o atleta luso.
Antes das três regatas finais, Eduardo Marques era terceiro a um ponto da prata e a seis do ouro, contudo hoje obteve um 10.º, um 20.º e um 21.º, acabando por cair para oitavo, com 61 pontos.
O ouro ficou para o finlandês Valtteri Uusitalo, com 42 pontos, menos quatro do que o húngaro Jonatan Vadnai e o irlandês Finn Lynch, que completaram o pódio.
Ainda assim, Eduardo Marques, que conquistou para Portugal a vaga olímpica em ILCA 7 para os Jogos Olímpicos Paris'2024, que terá de defender ante os seus compatriotas, cumpriu a meta estabelecida de terminar entre os 10 primeiros.
Lourenço Mateus caiu duas posições para concluir em 25.º, com 100 pontos, após ter sido nono, 28.º e 32.º, atingindo a meta de entrar na frota de ouro e com o seu melhor resultado em Europeus, tal como aconteceu com Eduardo Marques.
Em ILCA 6, Luísa Peres teve um desempenho mais discreto e concluiu em 102.ª.
O Campeonato da Europa de ILCA, que atribui vagas para Paris'2024, foi muito afetado pela falta de vento, que impediu várias regatas, levando mesmo a que nos homens não se disputasse a habitual medal race.
Na vertente feminina, a federação aguarda ainda a possibilidade de a grega Vasileia Karachaliou poder representar o país depois de ser tido bem-sucedida na Holanda, quando competiu por Portugal mediante uma licença especial da federação internacional da modalidade (World Sailing).
A velejadora helénica terá de obter a cidadania lusa até março e o comité olímpico grego terá de autorizar a sua presença na capital francesa com as cores lusas, possibilidade que tem negado publicamente.
Por LusaFormação do CN Cascais conquistou em destaque na Bélgica
Portuguesa integrada no conjunto francês da Paprec Arkéa
Já Lourenço Mateus terminou competição no 37.º posto
Já Lourenço Mateus ascendeu de 51.º para 33.º, entre 153 tripulações
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos
Espanhol vai pendurar as chuteiras aos 37 anos
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Imprensa britânica avança que a decisão deverá ser tomada na próxima semana
Médio português, de 24 anos, tem dupla nacionalidade
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido