Os velejadores portugueses Francisco Uva e Duarte Reis falharam este sábado o acesso à regata das medalhas no Europeu de juniores da classe 470, ao concluírem as 11 corridas de qualificação fora dos 10 primeiros lugares, em Matosinhos.
Situada na 22.ª posição à entrada para o penúltimo dia de competições, a dupla do Clube Naval de Cascais foi 20.ª na 10.ª regata e 23.ª na 11.ª e derradeira, descendo dois lugares na classificação geral, longe do acesso à luta pelo título, que será discutido no domingo.
Os franceses Lomane Valade e Julien Bunel mantiveram-se na liderança, com 27 pontos, seguidos dos israelitas Roy Levy e Ariel Gal, com 32, e dos alemães Amelie Wehrle e Riccardo Honold, com 49, bem acima dos 146 somados por Francisco Uva e Duarte Reis.
O vento soprou de forma consistente do quadrante noroeste, com intensidades entre os oito e os 12 nós, enquanto o mar esteve mais calmo do que na véspera, com quase meio metro de ondulação.
Além da 'medal race' em 470, o último dia de competições em Matosinhos trará as duas regatas finais na classe 420, em que Tiago Martins dos Santos e Manuel Sêncio passaram da 14.ª para a 20.ª posições, com a dupla lusa a terminar a nona corrida em 21.º e a 10.ª em 33.º.
O pódio é encabeçado por duas duplas gregas, constituídas por Dimitra Peleki e Fevronia Bouzana, com 39 pontos, e por Sokratis Chamarias e Iason Xypas, com 47, ambas à frente dos brasileiros Said Royo e Bernardo Oliveira, com 49 - o par do Clube Naval de Cascais tem 105.
Portugal tem mais hipóteses de lutar pelas medalhas na prova de 420 para o escalão de sub-17, em que Tomás Pacheco e Manuel Rocha melhoraram duas posições e ocupam agora o quinto lugar, após serem 11.ºs na nona regata e oitavos na 10.ª, com 79 pontos.
Os italianos Nicolas Margaria e Eduardo Cavero permanecem isolados na frente, com 26 pontos, contra 62 dos gregos Eleni Galazoula e Stavros Aronis e 64 dos compatriotas Sara Anzellotti e Alberto Nardocci.
O irmão Tomás Pires de Lima segue em 16.º na Sardenha
Formação do CN Cascais conquistou em destaque na Bélgica
Portuguesa integrada no conjunto francês da Paprec Arkéa
Já Lourenço Mateus terminou competição no 37.º posto
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português