_
A cidade mais alta de Portugal está a receber neste fim de semana, pelo segundo ano consecutivo, o Encontro Nacional de Gira-Volei e Gira+. Após o balanço extremamente positivo da edição anterior, a Federação Portuguesa de Voleibol e a Associação de Voleibol da Guarda (AVG) voltam a apostar na Cidade Mais Alta para acolher a grande finalíssima, que transforma o Parque Urbano do Rio Diz no epicentro do voleibol juvenil em Portugal.
A organização do evento na Guarda surge no seguimento de um percurso de sucesso. Os encontros regionais arrancaram no final de abril e percorreram o país de lés a lés, incluindo as ilhas, tendo a última etapa decorrido no Porto. Na região da Guarda, os centros locais demonstraram uma enorme vitalidade e mobilizaram perto de 500 participantes. O Agrupamento de Escolas de Trancoso liderou a adesão com 240 jovens, seguido pela Escola Carolina Beatriz Ângelo com 100, pelo Agrupamento de Escolas do Sabugal com 90 e pelo Município de Vila Velha de Ródão com 60 entusiastas. O ensaio geral para a prova nacional foi feito recentemente com a realização do Encontro Regional na Guarda.
A escolha da Guarda reflete também o reconhecimento institucional do trabalho desenvolvido. A AV Guarda e a FPV foram distinguidas na Gala do Desporto da Guarda 2025, promovida pela Câmara Municipal local no Teatro Municipal. O Prémio Reconhecimento enalteceu o contributo excecional e a excelente organização da final nacional transata, destacando a qualidade, o dinamismo e a capacidade de promoção da modalidade no concelho e no país.
Assente nos pilares de um jogo fácil, divertido, competitivo e inclusivo, o Gira-Volei move anualmente cerca de 150 mil jovens em Portugal, funcionando como uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento desportivo e captação de talentos que podem seguir as pegadas de referências como Alexandre Ferreira, capitão da Seleção Nacional.
Para além do mérito desportivo, que definirá os campeões nacionais de 2026, o Encontro Nacional terá um forte impacto socioeconómico na região. A organização estima a presença de cerca de mil atletas, que viajarão acompanhados por familiares e dezenas de professores. Este fluxo de visitantes promete dinamizar significativamente a economia local, com especial incidência nos setores do alojamento, da restauração e do comércio, garantindo dois dias plenos de festa, convívio e promoção de hábitos de vida saudáveis.
Por Record