_
A Seleção Nacional de seniores masculinos continua a preparar no Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim a sua participação na fase final do Campeonato da Europa, a realizar de 10 a 18 de setembro de 2011 na República Checa e na Áustria.
Juan Diaz orienta os trabalhos de uma seleção motivada pelos resultados alcançados e confiante nas suas capacidades.
Portugal assegurou, recentemente, na localidade chinesa de Taicang, a participação na Fase Intercontinental da Liga Mundial 2012: triunfo no primeiro jogo, por 3-1 (25/20, 21/25, 25/14 e 25/23), e derrota, por 2-3: 26/24, 23/25, 21/25, 25/21 e 13/15), no segundo jogo.
A missão cumprida com a participação na próxima edição da Liga Mundial moralizou os atletas portugueses, embora João José não esqueça as incidências que impossibilitaram a permanência imediata na Liga Mundial:
"Sentimo-nos motivados por termos conseguido a manutenção na Liga Mundial... por duas vezes. A primeira quando nos classificámos na Fase Intercontinental acima dos dois últimos lugares, o que, infelizmente, e por circunstâncias inesperadas, não bastou [o Japão, 15.º e penúltimo classificado na Liga Mundial 2011, assegurou a permanência na competição por decisão da FIVB] e a segunda ao vencermos a eliminatória realizada na China".
Agora, é tempo de Portugal enfrentar outro grande desafio. A participação no Campeonato da Europa 2011 é vista pelo capitão português com confiança mas igual dose de realismo:
"A forma como temos trabalhado e os resultados que conseguimos até agora fazem com que tenhamos algumas ambições para o Europeu. Temos consciência de que é um grupo complicado, pois, tirando a Rússia, que é a grande favorita, as equipas são todas equilibradas.
A República Checa tem alguma vantagem porque joga em casa, mas nós conseguimos sempre fazer bons jogos contra os checos e acho que nos encontramos em boa forma para voltar a fazê-lo. Por outro lado, e embora o seu currículo tenha pouca expressão, a Estónia não deve ser subestimada. Conheço um pouco o trabalho que a Estónia tem vindo a desenvolver e sei que joga bem e é muito bem orientada. Os jogos entre Portugal, República Checa e Estónia serão certamente muito equilibrados.
Quanto a objetivos, não dá para apontar, logo à partida, para o primeiro lugar, mas creio, sinceramente, que é possível chegarmos ao segundo ou ao terceiro lugar. Vamos com calma, concentrando-nos num jogo de cada vez e pode ser que cheguemos lá".
Na fase final do EuroVolley, a Seleção Nacional está inserida na Poule B.
Portugal enfrenta a República Checa na jornada inaugural (dia 10 de Setembro), defrontando seguidamente a Rússia (dia 11) e a Estónia (dia 12).
Nicholas Heckford (Inglaterra), Dejan Jovanovic (Sérvia), Boris Skudnik (Eslovénia) e Luca Sobrero (Itália) foram os árbitros escolhidos pela Confederação Europeia de Voleibol (CEV) para arbitrar a Poule B.
A Poule A (Sérvia, Eslovénia, Áustria e Turquia) e a Poule C (Itália, França, Finlândia e Bélgica) serão realizadas na Áustria, respectivamente nas cidades de Viena e de Innsbruck.
A Poule B (República Checa, Rússia, PORTUGAL e Estónia) e a Poule D (Polónia, Bulgária, Eslováquia e Alemanha) serão realizadas em solo checo, mais concretamente em Karlovy Vary e Praga, respetivamente.
Internacional português esteve em destaque numa final insólita
Campeãs em título com vitória importante em casa do rival
Águias triunfam em casa por 3-0
Eliminatória decide-se à melhor de cinco partidas
Jovem do Corinthians está a participar na competição em Portugal com um selecionado do Brasil
Encarnados conquistam prova de infantis e o avançado sagrou-se melhor marcador da prova (9 golos) e melhor jogador
Nervos estiveram à flor da pele durante a cobrança dos penáltis, que viria a determinar o vencedor da partida
Ex-Arsenal e capitão do País de Gales retira-se aos 35 anos
Lendário nome do futebol alemão, que também fez história em Itália, lamenta a trágica eliminação no apuramento para o Mundial
Jogador foi internado após jogo da Colômbia há nove dias e ainda não recuperou em pleno