_
É mais uma das várias restrições levadas a cabo pelo regime autoritário e ultraconservador do Afeganistão. O governo talibã anunciou este domingo que a prática do xadrez foi oficialmente proibida, por motivos religiosos. De acordo com um porta-voz do regime, a modalidade viola a lei islâmica.
“O Xadrez na sharia [lei islâmica] é considerado uma forma de apostas, por isso há questões religiosas que têm necessariamente de ser levantadas. Até que todas as dúvidas sejam sanadas, a prática do desporto fica proibida no país”, afirmou Atal Mashwani, ministro dos Desportos, em declarações à AFP.
Recorde-se que desde 2021, após a saídas das tropas americanas do território, que os talibãs têm imposto cada vez mais proibições e limitado a liberdade individual do povo afegão. Por decisão do ministério da Propagação da Virtude e da Prevenção do Vício, o xadrez é apenas mais uma das atividades proibidas.
Em 2024, o MMA foi outro desporto que também foi banido do Afeganistão. Na altura, a justificação apresentada teve que ver com a sua natureza violenta, considerada incompatível com os valores do Islão.
A esta somam-se as várias proibições que são apontadas exclusivamente às mulheres. Em novembro de 2022, foi promulgada a interdição à entrada de mulheres em ginásios e parques.
Os talibãs acabaram mesmo por proibir todos os desportos para raparigas e mulheres e intimidaram ex-atletas femininas para que não se revoltassem com a decisão. Muitas atletas fazem atualmente parte de equipas de refugiados ou partiram para o exílio.
Sarwagya Singh Kushwaha está bem encaminhado para se tornar grande mestre
Era descrito como um jogador excecional, tanto no jogo "tradicional" como na versão "blitz"
Bodhana Sivanandan é a mais jovem a derrotar um Grande Mestre numa partida oficial
Equipa liderada pelo grande mestre ucraniano Vasyl Ivanchuk confirma favoritismo no terceiro título consecutivo
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo