_

Debaixo da relva

Debaixo da relva

As recentes notícias que dão conta de investigações judiciais a FC Porto e Benfica indiciam que nem a criação das SAD e a sujeição às regras aplicáveis às sociedades cotadas em bolsa trouxeram a necessária transparência na gestão dos principais clubes.

Obviamente, merecem ser investigadas as palavras escritas pela ainda bimulher de Pinto da Costa. Filomena afirma, com todas as letras, conhecer há trinta anos os abutres que sugam comissões nas transferências ao FC Porto.

PUB

Obviamente, uma contratação de um guarda-redes medíocre por mais de 8 milhões de euros para o Benfica também merece a atenção das autoridades judiciais. Com escutas prévias e buscas posteriores, os que contribuem com o seu trabalho para que Portugal não continue a ser um antro de corrupção e enriquecimento ilícito curam de consolidar prova para levar eventuais prevaricadores à justiça.

Pelas paixões que gera e verbas movimentadas, o futebol é pasto fértil para tentativas de lavagem de dinheiro e enriquecimento fácil. Cabe aos sócios dos clubes e investidores externos das suas SAD a busca de mecanismos de controlo que dificultem os lucros a abutres e sanguessugas. Facto é que os clubes estão cada vez mais endividados, enquanto jogadores, treinadores empresários e, especialmente, dirigentes não param de enriquecer.

P.S. – O Barcelona de Messi é já uma das mais extraordinárias equipas da história do jogo. O que se viu no passado sábado foi uma vitória por esmagamento sobre um monstro do futebol europeu. Com este portento na competição semanal interna, o melhor que José Mourinho tem a fazer seria voltar a Inglaterra. Mas a vitória sobre Valdano obriga Mourinho a ficar para tentar o que parece impossível: impedir o êxito à mais mágica equipa das últimas décadas.

PUB

Deixe o seu comentário
PUB
PUB