As semanas que a época desportiva já leva confirmam que a primeira necessidade do Sport Lisboa e Benfica está nesta palavra: mudança. Há muito tempo que se nota, entre os sócios e, em geral, os adeptos benfiquistas, o crescimento dessa aspiração principal: é preciso mudar.
Esse sentimento fortaleceu-se nas últimas semanas, mas o espírito conservador da estabilidade sempre sopra o medo do novo, para manter tudo na mesma. Ao mesmo tempo, as últimas semanas do desempenho do nosso clube parecem indicar que os efeitos da mudança levarão mais tempo a produzir-se do que os benfiquistas desejariam. Por ambos estes factores, os benfiquistas pedem algo mais: confiança. É preciso confiar. Dizendo de modo mais directo: é preciso confiar para mudar.
De muitos ângulos por que se poderia olhar o passado recente, vou citar só um. É impossível esquecer aqueles últimos meses que precederam a saída de Roger Schmidt – e que a esta acabaram por conduzir. O Benfica necessita de liderança, capacidade de antecipação e decisão oportuna. Sempre. O Benfica não pode patinar na sua gestão e no seu rumo. O Benfica precisa de pontualidade em todos os domínios.
Por isso, penso que o nosso clube precisa de um novo Presidente. Já o apoiei em 2020: João Noronha Lopes. Acredito nele como o melhor candidato, o candidato certo em 2025. Já foi dirigente do Benfica, na lista liderada pelo Manuel Vilarinho – foi aí que o conheci –, onde fez bom trabalho e ganhou conhecimento e experiência por dentro. Prosseguiu uma vida profissional e empresarial independente, sempre fora daqueles negócios que, infelizmente, parasitam o futebol e o desporto em geral, alagados em conflitos de interesses. Em 2020, mais maduro e com equipa sólida, concorreu às eleições, fez boa campanha, obteve resultados encorajadores. Hoje, com novas equipas e um bom programa, é candidato de novo, não só mais maduro, mas também mais experiente, mais líder.
Quero que o Benfica agarre a oportunidade desta tripla decisiva: liderança – confiança – mudança. Ou doutro modo, mudança com confiança para nova liderança. Viva o Benfica!